Produtores rurais, pecuaristas, empresários e a diretoria do Sindicato Rural de Altamira (Siralta) se reuniram na manhã desta sexta-feira, (1º novembro 2024), com o prefeito eleito de Altamira, Doutor Loredan Mello. O encontro, realizado no auditório do sindicato, teve como principais objetivos apresentar ao novo gestor o andamento das obras do parque de exposições, que está sendo construído sob a administração do Siralta, e promover um diálogo entre o futuro chefe do poder executivo municipal e o setor produtivo agropecuário. Na ocasião, também foi discutida a realização da feira agropecuária, que não ocorre há quatro anos.
Maria Augusta – presidente do Siralta
“A gente decidiu marcar esse encontro para construir juntos. Sabemos que realizar uma feira agropecuária sem a participação do município é muito difícil, mas com o apoio do município, ela se torna grandiosa. Queremos mostrar ao novo gestor o projeto do parque, qual é a nossa ideia, em que ponto estamos e que tipo de parceria podemos construir daqui para frente”, disse Maria Augusta, presidente do Siralta.
O novo parque de exposições “Adelardo Couvre”, que está sendo construído pelo Siralta, fica no Ramal Novo Xingu, a cerca de 10 km do centro de Altamira. O espaço foi doado pelo município, corresponde a uma área total de 13,7 hectares e já possui toda a documentação legalizada.
Segundo a presidente Maria Augusta, os serviços de terraplenagem começaram em novembro de 2023. A expectativa da coordenação é que as obras de infraestrutura iniciem no começo do próximo ano, para que a feira agropecuária seja realizada em setembro de 2025, conforme previsto no calendário de eventos do Estado.
Maquete do Novo Parque de Exposições
Após a apresentação das novas instalações, que foram feitas por meio de vídeos pelo assessor de Projetos e Captação de Recursos do Sindicato, Bruno Porto, e pela coordenadora de Projetos de Engenharia, Renata Mengoni, o atual vice-prefeito e pecuarista, Jorge Gonçalves, deu as boas-vindas ao prefeito eleito e destacou a importância da união entre as instituições para o desenvolvimento de Altamira.
Em seu pronunciamento, Loredan Mello ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Siralta e afirmou que, ao assumir a administração municipal, avaliará a viabilidade de manter a parceria na construção do parque. Loredan garantiu, ainda, que a prefeitura realizará a feira agropecuária em 2025.
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
“Queremos ser parceiros para auxiliar no que for necessário. Sabemos que, como o parque pertence ao Sindicato, a construção deve ser feita com recursos do Siralta e de emendas parlamentares, mas, apesar das dificuldades financeiras, com certeza a prefeitura será parceira. A população de Altamira quer a feira agropecuária, e eu me comprometi durante a campanha a realizá-la em 2025. Se o parque do Siralta estiver pronto, faremos lá; caso contrário, precisaremos escolher um outro local, e pra isso, vamos precisar do apoio do Siralta”, comentou Loredan.
Em entrevista ao portal A Voz do Xingu, Loredan Mello adiantou que pretende aumentar os recursos destinados à Secretaria de Agricultura para garantir o escoamento da produção e ampliar a produção agrícola. Ele disse ainda que, planeja investir no turismo como forma de geração de empregos e renda.
“Meu objetivo é quadruplicar o orçamento destinado à agricultura. Altamira tem potencial para isso, não apenas para a produção de cacau, mas também para outras fruticulturas. Queremos fomentar a agroindústria, fortalecer a cadeia do chocolate e dar continuidade ao Festival Internacional do Chocolate. Vamos promover outras iniciativas que possam aquecer a economia de Altamira. Agricultura e turismo serão duas bandeiras muito fortes em nosso governo”, concluiu.
A reunião contou ainda com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal, da presidente da Aciapa, Edina Loraschi, e dos vereadores eleitos, Almir Uchôa Segundo e Maycon Pontes.
Por Wilson Soares / A Voz do Xingu