Altamira, no Pará, sedia nesta quinta e sexta-feira (21 e 22 de novembro) a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, evento que não era realizado desde 2013.
“O município de Altamira está realizando novamente sua conferência municipal. Temos mais de 300 pessoas inscritas neste primeiro momento, e sabemos que muitos ainda irão se inscrever presencialmente. A Conferência acontecerá ao longo de dois dias, com encerramento marcado para amanhã meio dia com a apresentação do Boi Caprichoso, de Parintins”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Ubirajara Borges Umbuzeiro Júnior.
Com o tema “Emergência Climática – O desafio da transformação ecológica”, a conferência reúne, no Centro de Eventos Vilmar Soares, especialistas no assunto, representantes governamentais e da sociedade civil. O objetivo é debater e propor soluções para desafios ambientais do município, como gestão de resíduos, conservação e mudanças climáticas.
“Serão trabalhados cinco eixos temáticos na conferência: Mitigação, Justiça Climática, Transformação Climática, Governança e Educação Ambiental. De cada eixo sairão duas propostas que serão votadas e levadas pelos delegados eleitos amanhã (22/11) para a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, em Belém”, destacou Ubirajara Júnior.
Foto: Wilson Soares
Ainda segundo o secretário, as propostas resultantes do evento irão contribuir para a formulação de políticas públicas, conectando o município a estratégias ambientais em nível estadual e nacional.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades locais, professores universitários e a população em geral.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu