Brasil Novo PA

MP recomenda melhorias na atuação do Conselho Tutelar de Brasil Novo

Foto: Arquivo do Portal A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por intermédio da promotora de justiça Karoline Bezerra Maia, recomendou ao Conselho Tutelar de Brasil Novo que adote melhorias na elaboração e no envio de relatórios de casos envolvendo violações de direitos de crianças e adolescentes. A Recomendação 002/2025/MPPA/PJBN foi feita após a constatação de falhas nos documentos encaminhados à Promotoria de Justiça, o que tem dificultado a atuação eficaz do órgão.

De acordo com o documento, os relatórios enviados pelo Conselho apresentam problemas como a ausência de dados completos da criança ou adolescente, falta de identificação dos responsáveis legais, descrição superficial dos fatos e pedidos genéricos de providências. Além disso, o Ministério Público destaca que muitas vezes não há registro das medidas já adotadas anteriormente pelo Conselho Tutelar.

Na peça, a promotora argumenta que as fragilidades nas respostas do Conselho Tutelar fazem com que o MP precise reenviar ofício solicitando informações complementares; e que “tais diligências complementares só tendem a atrasar a resolução do caso, o que terminar por malferir o direito da criança e do adolescente a um atendimento célere por parte da rede de proteção local”.

Continua após a publicidade

A promotora de justiça Karoline Maia orienta que os conselheiros utilizem um modelo padronizado de relatório, que permita mais clareza, objetividade e uniformidade nas informações. Entre as exigências estão: detalhamento da situação de risco, identificação completa dos envolvidos, e uma indicação precisa do que se espera da atuação do MP.

O MPPA deu um prazo de 10 dias para que o Conselho Tutelar de Brasil Novo se adeque às novas exigências e alerta que o descumprimento pode acarretar responsabilização dos conselheiros por omissão ou negligência no exercício da função pública. A Promotoria determinou a instauração de Procedimento Administrativo para acompanhamento da recomendação.

O Ministério Público do Estado do Pará reforça seu compromisso com a proteção integral da infância e juventude, repudiando qualquer forma de negligência institucional que comprometa os direitos das crianças e adolescentes. A instituição reafirma que seguirá adotando todas as medidas cabíveis para garantir que os atendimentos sejam feitos com responsabilidade, agilidade e respeito à dignidade dos envolvidos. (Com informações do MPPA).

Comunidade

Comentários

Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.

Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito.

Escreva seu comentário

O autor responde pelo conteúdo enviado. A Voz do Xingu pode moderar ou remover comentários incompatíveis com as regras, sem prejuízo das obrigações previstas em lei.


Continua após a publicidade
Resultados oficiais

Loterias

Fonte: Loterias CAIXA. Resultados armazenados em cache por 30 minutos.

Você não pode copiar conteúdo desta página