Altamira respira gastronomia neste mês de junho com mais uma edição do Circuito Gastronômico, que movimenta os restaurantes locais e valoriza os sabores regionais, especialmente o chocolate derivado do cacau amazônico. O evento teve início na segunda-feira (9/6) e segue até o dia 29, quando será anunciado o grande campeão desta edição. Ao todo, sete estabelecimentos estão participando da disputa, cada um com um prato inédito que utiliza o chocolate como ingrediente principal.

Foto: Wilson Soares
Nesta quarta-feira (11), o destaque foi a apresentação do prato “Cacau da Amazônia”, assinado pelo chef Felipe Matheus, que conquistou o segundo lugar no Circuito do ano passado e agora retorna com grandes expectativas. A sobremesa é uma verdadeira homenagem ao cacau: uma mousse de chocolate 70% com um gel de polpa de cacau no centro, feito com mel do próprio fruto, além de uma base crocante preparada com nibs de cacau e castanha-do-pará.

Foto: Wilson Soares
“A proposta foi unir o amargor intenso do chocolate com a doçura natural da polpa, criando uma experiência sensorial completa. A base com nibs e castanha-do-pará agrega valor e identidade amazônica ao prato”, explicou Felipe.

Foto: Wilson Soares
A avaliação do prato ficou a cargo de um júri formado por quatro pessoas, incluindo o prefeito de Altamira, Loredan Mello. A jurada Bárbara Luanny, chef de cozinha e chocolatier com 13 anos de experiência, destacou a importância do engajamento dos empresários locais e do público.

Bárbara Luanny – Foto: Wilson Soares
“Esse segundo prato já carrega um grande peso, porque é feito por um chef que ficou em segundo lugar no ano passado. A expectativa é que ele surpreenda. Estamos felizes com a participação da sociedade e dos empresários do ramo gastronômico. Esperamos que a população abrace o projeto e visite os estabelecimentos para experimentar os pratos com chocolate regional”, destacou Bárbara.

Foto: Wilson Soares
Os pratos são avaliados em sigilo e as notas são lacradas em envelopes que só serão abertos durante o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, no fim do mês. Até lá, os clientes poderão provar o “Cacau da Amazônia” na doceria Vida Doce, ao valor de R$ 25.
O Circuito Gastronômico é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que tem à frente a secretária Priscilla Couto. As apresentações dos pratos contam com cobertura da imprensa local e da equipe da Semtur.

Foto: Wilson Soares
“Temos aqui em Altamira uma das melhores culinárias do Pará e também o Rio Xingu, que é riquíssimo. É por meio de eventos como este que queremos mostrar o nosso potencial para o restante do Brasil e do mundo”, disse o prefeito, Loredan Mello.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu





















