A Prefeitura de Altamira decretou ponto facultativo nos dias 19 e 20 de junho, quinta e sexta-feira, em razão da celebração de Corpus Christi. A decisão foi publicada na edição nº 111 do Diário Oficial do Município, desta quarta-feira, 18 de junho.
Com o decreto, as atividades da administração pública municipal serão suspensas durante esses dois dias, retornando ao funcionamento normal na segunda-feira, 23 de junho.
Durante o ponto facultativo, as secretarias municipais, os órgãos da administração pública municipal, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as escolas municipais permanecerão fechados.
Os serviços essenciais, no entanto, continuarão funcionando normalmente. O Hospital Geral de Altamira, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) manterão suas atividades regulares.
Também seguem em funcionamento os serviços de limpeza urbana, infraestrutura, iluminação pública e o abastecimento de água por meio de carros-pipa.
As rondas da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania, além das ações do Demutran e da Guarda Municipal, serão mantidas.
O transporte coletivo urbano não irá operar na quinta-feira, 19 de junho, mas voltará a funcionar normalmente na sexta-feira, dia 20.
A celebração de Corpus Christi, marcada este ano para o dia 19 de junho, é uma tradição religiosa cristã que ocorre 60 dias após a Páscoa. Por não haver uma lei federal que a reconheça como feriado nacional, a suspensão de atividades nesse dia depende de decreto estadual ou municipal — como ocorre em Altamira.























