Rota do Xingu atrai jornalistas da Abrajet para série de reportagens sobre o turismo regional

Foto: Evair Almeida
Foto: Evair Almeida
Continua após a publicidade

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Conhecida por sua grandiosidade territorial e suas belezas naturais, Altamira, no sudoeste do Pará, realiza, de 17 a 20 de julho, o 1º Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu. O evento, promovido pela Prefeitura de Altamira, reunirá atletas e representantes de 15 etnias indígenas, com uma série de atividades esportivas e culturais que prometem movimentar a cidade e valorizar as tradições dos povos originários da região.

NotíciasRelacionadas

Com uma extensão de mais de 159 mil km² — sendo o maior município do Brasil em área —, Altamira abriga rios com forte potencial para a pesca esportiva, praias de areia branca, trilhas ecológicas, cachoeiras, além de uma rica cultura indígena e uma gastronomia típica, como o famoso pacu de seringa assado na palha da bananeira.

Durante o festival, Altamira também será palco de um press trip organizado em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), subseção Pará. Um grupo de jornalistas especializados desembarca na cidade nesta quarta-feira, 16, e permanece até o dia 21 de julho. Além da cobertura do festival, os profissionais farão visitas técnicas à Usina Hidrelétrica de Belo Monte e à Rota do Cacau ao Chocolate, que engloba cinco municípios da Transamazônica.

6 benefícios do chocolate (Crédito: congerdesign por Pixabay)

Outro destaque da visita será a experimentação da culinária local, como o prato pacu de seringa com molho de macaxeira e chocolate 70%, criado por Luiz, do Balneário do Pedral, e vencedor do Circuito Gastronômico de Altamira 2025.

Foto: Wilson Soares

“Com muito orgulho e alegria, estaremos participando do press trip a Altamira. Nosso objetivo como jornalistas é conhecer e divulgar as belezas do Xingu para o Brasil e o mundo. Vamos cobrir o festival dos jogos indígenas, visitar Belo Monte em parceria com a Norte Energia e a Prefeitura, e conhecer a Rota do Cacau ao Chocolate. Vamos registrar tudo isso em textos, fotos e vídeos”, destacou Isa Arnour, presidente da Abrajet-Pará, em entrevista à Rádio Cultura de Belém.

Palestra sobre Mídia Especializada

Como parte da programação, será realizada no dia 16 de julho, às 19h, no auditório da Aciapa, a palestra “Do Conteúdo à Conversão: A Força da Mídia Especializada na Promoção de Destinos”. Destinada a profissionais do trade turístico, estudantes, comunicadores e público em geral, a palestra será gratuita, com emissão de certificados, e ministrada por Isa Arnour e convidados. As inscrições podem ser feitas antecipadamente por meio de link ou presencialmente, no local do evento.

https://www.even3.com.br/palestra-do-conteudo-a-conversao-a-forca-da-midia-especializada-na-promocao-de-destinos-597797

ABRAJET

Com 68 anos de existência no Brasil e 19 anos de atuação no Pará, a Abrajet — Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo — é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção e divulgação de destinos turísticos por meio de diversos canais de comunicação, como blogs, sites, revistas, jornais impressos, rádios e televisão.

A vinda dos jornalistas a Altamira conta com apoio logístico da Prefeitura Municipal, da empresa Norte Energia, da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa) e da Real Seguro Viagem.

POTENCIAL

Foto: Wilson Soares

Altamira integra, ao lado dos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu, a chamada “Rota Turística do Xingu”.

Com enorme potencial para o turismo ecológico, cultural e de aventura, a região ainda é pouco conhecida no cenário nacional. A iniciativa de divulgação busca atrair visitantes e impulsionar o turismo como uma importante fonte de geração de emprego e renda para a população local.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página