Painéis temáticos movimentam o segundo dia do ‘I Encontro Altamira Verde e Sustentável’

Continua após a publicidade

O ‘I Encontro Altamira Verde e Sustentável’ continua nesta quinta-feira, 18 de setembro, com uma programação marcada por atividades culturais e debates que colocam em pauta o futuro da Amazônia. O evento reúne pesquisadores, gestores públicos, lideranças comunitárias e sociedade civil em torno de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da região Xingu.

A abertura do segundo dia será às 8h, com a peça teatral “O Segredo da Floresta do Xingu”, apresentada por crianças do projeto ‘Aldeias’, trazendo uma mensagem de valorização da floresta e da cultura regional.

NotíciasRelacionadas

Às 8h30, terá início o Painel 1 – “Soluções Verdes e Infraestrutura Sustentável para Cidades Resilientes”, que discutirá alternativas urbanas frente aos impactos das mudanças climáticas. Participam Antonio Kether Abud, da Secretaria das Cidades do Pará, Gabriela Maia e Renata Mengoni, ambas da Secretaria de Planejamento de Altamira. A mediação ficará por conta de Rafael Oliveira, secretário da Gestão do Meio Ambiente de Altamira.

Após o intervalo de café e networking, às 10h30, será realizado o Painel 2 – “Rural-Urbano e o Futuro dos Territórios Amazônicos”, voltado à integração entre campo e cidade. O debate contará com a presença de Taiguara Alencar, da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, Gabriel Henrique Lui, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Dorival de Lima, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, e Bruno Pessoa, secretário de Regulação Urbana de Altamira. A moderação será de Gladson Xavier, também do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

No período da tarde, às 14h, será a vez do Painel 3 – “Justiça Climática, Grandes Obras e o Bem-Estar das Populações Amazônicas”, que discutirá os efeitos sociais e ambientais dos grandes empreendimentos. O debate reunirá Thaís Tartalha, da Universidade Federal do ABC, José Herrera, da Universidade Federal do Pará, Igor Cavallini Johassen, da Universidade Estadual de Campinas, e Daniela Silva, do Instituto Lilar. A moderação será conduzida por Alessandra Moura, da Secretaria da Gestão do Meio Ambiente de Altamira*.

Em seguida, às 16h, acontece o Painel 4 – “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade Territorial na Amazônia”, que discutirá alternativas de geração de renda aliadas à preservação ambiental. Estarão presentes Anderson Serra, da Secretaria de Agricultura Familiar do Pará, João Uchôa, da Fundação Viver, Produzir e Preservar, Rony Almeida, da Secretaria de Agricultura de Altamira, e Thaynara Cavalcante, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). A mediação ficará a cargo de Rogério Brito, da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit.

O encerramento do dia será às 17h, com o Painel 5 – “Bioeconomia e Economia Circular – Inovações Sustentáveis para os Territórios Amazônicos”, que trará experiências e tecnologias voltadas para um futuro mais sustentável. O debate terá como moderador o economista Bruno Porto, da Avalia Soluções, e contará com Adriana Hoffman, pesquisadora na Politécnico di Milano, Alessandra Moreira, da Ecoplante Papelaria Sustentável, Paulo Vinícius, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Silvia Maia, da Universidade Federal do Pará, e Welton Neves, da Secretaria de Meio Ambiente de Benevides.

O “I Encontro Altamira Verde e Sustentável – Cidade Viva e Territórios Conectados” é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma) e conta com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), do Ministry of Foreign Affairs, da Cooperação Alemă Deutsche Zusammenarbeit, do Confinanciado pela União Europeia, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), da Avalia Soluções e do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Serviço:
I Encontro Altamira Verde e Sustentável
Data: 18/09 (Quinta-feira) – Horário: 08h
Local: Centro de Eventos Vilmar Soares
Endereço: Bairro Sudam II, avenida Jader Barbalho, s/n°.

Confira a programação:

18/09 – Quinta-feira
08h – Apresentação da peça teatral “O Segredo da Floresta do Xingu” (Crionças do projeto ‘Aldeias’)
08h30: Painel 1 – “Soluções Verdes e Infraestrutura Sustentável para Cidades Resilientes”
10h: Intervalo – Café e Networking
10h30: Painel 2: “Rural-Urbano e o Futuro dos Territórios Amazônicos”
12h: Almoço livre
14h: Painel 3 – “Justiça Climática, Grandes Obras e o Bem-Estar das Populações Amazônicas”
15h30: Intervalo – Café e Networking
16h: Painel 4 – “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade Territorial na Amazônia”
17h: Painel 5 – “Bioeconomia e Economia Circular – Inovações Sustentáveis para os Territórios Amazônicos”

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página