O tradicional Círio de Nossa Senhora de Nazaré reuniu centenas de fiéis em Altamira, no sudoeste do Pará, na tarde deste domingo (26/10). A procissão saiu da Catedral em direção à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Recreio, marcando um dos momentos mais emocionantes da festividade religiosa.
Durante o trajeto, a imagem peregrina recebeu homenagens dos devotos, que expressaram fé e gratidão pelas graças alcançadas. Neste ano, pela primeira vez, a corda foi atrelada à berlinda, permitindo que os romeiros puxassem o andor em sinal de devoção e agradecimento.

Após a procissão, diversas famílias altamirenses se reuniram em suas casas para celebrar o momento, mantendo viva a tradição de saborear os pratos típicos do Círio, como a maniçoba, símbolo da confraternização e da união entre parentes e amigos.
A programação do Círio de Altamira teve início no dia 15 de agosto, com o lançamento do cartaz oficial, que neste ano trouxe o tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a Criação”. Em sua 26ª edição, a festividade homenageia a Padroeira da Diocese do Xingu e contou com uma série de atividades religiosas e sociais, incluindo passeio ciclístico, campanha de doação de sangue, Círio Fluvial, Círio das Crianças e a visita da imagem peregrina às comunidades paroquiais, órgãos públicos e instituições privadas.
As celebrações continuam até o dia 6 de novembro, quando será realizada a cerimônia de encerramento na Catedral, com o retorno da imagem peregrina ao nicho central, encerrando mais uma edição marcada pela fé, emoção e devoção do povo altamirense.
A Voz do Xingu (com informações da Ascom da Diocese do Xingu)





















