Menu

Mesmo em meio à crise, cooperativa de pequenos produtores de cacau do Pará lançam campanha de páscoa

Continua após a publicidade
O chocolate produzido em Medicilândia, conhecida como capital nacional do cacau, localizada no sudoeste paraense, é reconhecido mundialmente pela sua qualidade. É de lá que a marca de pequenos produtores ligados à Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (Coopatrans), lança a campanha de páscoa 2020, apesar da crise econômica, causada pela pandemia do novo coronavírus.
O Pará é atualmente o maior produtor de cacau do Brasil, de acordo com dados da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac). O Estado do Pará produziu em 2018, 131.582 toneladas de cacau, superando a produção da Bahia, que foi de 122 mil toneladas.
Além disso,  a produtividade de 930 quilos do fruto por hectare é a maior do mundo, mas Medicilândia, município do sudoeste paraense que mais produz cacau no país, chega a tirar 1.190 k/ha, segundo dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca (Sedap).
Enquanto em todo o país o crescimento da área plantada em 2018 foi de 1,3%, no Pará foi 5%. A produção cacuaeira cresce 15% ao ano.
Com o cenário de produção cacaueira em ascensão, o chocolate produzido em Medicilândia, ganhou repercussão nacional e internacional. O atual momento de crise sanitária e econômica é um entrave, mas não impossibilitou a criatividade da cooperativa paraense.
“A pandemia nos pegou de surpresa, porque agora é a época do chocolate. A gente planejou toda a páscoa, inclusive já estamos com a produção toda nas lojas. Esperamos que, com as ações que estamos adotando, possamos atender todos os clientes e expectativas”, informa a gerente da loja Cacauway, em Belém Luana Barros.
Material genético do cacau paraense é o melhor do mundo
Também segundo dados da Ceplac, está no Pará o maior banco de germoplasma de cacau do mundo, com 55 mil plantas e 20 mil genótipos diferentes. Tanto, que o órgão divulgou que já abriu o terceiro campo de plantas híbridas com 450 combinações, o que garante a sustentabilidade do cultivo de cacau no Estado.

O material genético produzido é muito requisitado no mundo por ser de excelente qualidade. Se o Pará fosse um país, estaria em oitavo lugar na produção mundial de cacau, entre os 65 países produtores, como informou o pesquisador da Ceplac, Fernando Mendes.

A Cacauway é a marca criada em Medicilândia para divulgar e comercializar a produção da região.  A fábrica é localizada no próprio município e absorve a matéria-prima dos pequenos agricultores da região.
A produção de Medicilândia  segue as tendências do mercado nacional com o diferencial do chocolate ser oriundo da Amazônia. Desde os produtos 70% cacau, sem leite na composição e embalagem de folhas desidratadas, até mini-ovos feitos com cacau 100%, 88% adoçado com açúcar de coco e a linha 50% cacau sem leite, para pessoas com intolerância à lactose, tudo produzido na cooperativa paraense, entre outras opções.
Luana Barros afirma que a Coopatrans busca atender as recomendações do Ministério da Saúde, evitando a proliferação da covid-19. “Todos os funcionários usam máscaras, luvas e álcool em gel. As lojas abrem conforme o combinado com o Sindicato dos Lojistas, de 9h às 17h, de segunda a sábado e os produtos também ser pedidos pelas redes sociais da fábrica.
Fonte: Agência Pará/Ceplac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.