Menu

Operação que investigou aumento no preço do feijão conclui que alta foi repassada pelos próprios produtores

Continua após a publicidade
A alta no preço do feijão nos supermercados da Grande Belém e interiores foi repassada pelos próprios produtores. A informação é do Procon Pará, com base em documentos apresentados pelos mercados e distribuidoras. O Procon encaminhou a constatação para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), responsável pelo intermédio junto aos produtores.
Ação fez parte da “Operação Feijão”, que apurou denúncias feitas pelos consumidores sobre o aumento nos preços do produto comercializado no Pará. As fiscalizações começaram no começo deste mês.
Foi constatado ainda que os estabelecimentos não elevaram a margem de lucro, pelo contrário, em muitos casos, precisaram diminuir o preço para tentar gerar o menor impacto possível aos consumidores.
Os agentes fiscais averiguaram junto aos supermercados as notas fiscais de compra e venda dos meses de abril, maio e junho, e visitaram 10 distribuidoras localizadas em Belém, Ananindeua, Capanema, Marituba, Benevides e Vigia de Nazaré.
 “Iniciamos esta operação, após muitas denúncias. Encontramos, de fato, locais cobrando R$ 10 pelo quilo do feijão, considerado um preço bastante elevado. Com isso, foi necessário fazer todo este processo para entender onde havia tido o aumento, se era pelos produtores, distribuidores ou supermercados”, declarou o coordenador do Procon Pará, Renan Lobato.
Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.