Menu

Quase 40 mil trabalhadores solicitaram seguro-desemprego no Pará durante pandemia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

O trabalhador que solicitar o seguro-desemprego já pode informar os dados da conta bancária de sua titularidade e preferência para receber. Até agora, o benefício só era pago presencialmente, nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação civil; por meio de depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal ou por uso do Cartão Cidadão, com saque nos caixas eletrônicos de autoatendimento do banco.

Essas opções ainda estão valendo, mas o pagamento passa a ser permitido, também, por meio de outros bancos, através de transferência eletrônica bancária. A mudança começou a valer nessa sexta-feira (24). Para fazer a solicitação da transferência em conta de outra instituição financeira, o trabalhador deve informar, no ato da solicitação do benefício, o tipo de conta (corrente ou poupança), o número e o nome do banco, o número da agência com o respectivo dígito verificador (DV) e o número da conta de titularidade do trabalhador com o respectivo dígito verificador. O pagamento não poderá ser feito em conta salário.

O principal objetivo da medida é facilitar o acesso ao benefício. Esta nova possibilidade de pagamento abrange o seguro-desemprego nas modalidades formal, bolsa de qualificação profissional, empregado doméstico e trabalhador resgatado.

Números

Desde o início da pandemia, os pedidos de seguro desemprego vinham aumentando, no Pará. Nos últimos três meses (abril a junho), 39.787 paraenses solicitaram o benefício, 6,1% a mais do que no mesmo período do ano passado. Somente em junho, foram 13.413 requerimentos, aumento de 22,8% em comparação a 2019, segundo dados divulgados pela Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia.

Até abril desse ano, no Estado, havia uma tendência de queda no número de pedidos de seguro desemprego. Os impactos começaram a ser sentidos com mais força a partir de maio, quando os pedidos cresceram 10% na comparação com o mesmo período de 2019 e 10% em comparação ao mês anterior, abril desse ano, totalizando 14.303 requerimentos. Em junho, essa variação foi ainda maior, de 22,8% em comparação com 2019. Por outro lado, houve uma queda de 6,2% em comparação a maio.

No entanto, os últimos dados divulgados, da primeira quinzena de julho, já apontam redução no número de pedidos. Foram 5.743 pedido feitos, no Pará, nos primeiros quinze dias desse mês, contra 5.909 requerimentos apresentados no mesmo período do ano passado e 6.436 solicitações feitas na segunda quinzena de junho desse ano.

O trabalhador demitido tem de sete a 120 dias para dar entrada no pedido de seguro desemprego. A solicitação pode ser feita pela internet, no portal de trabalho e emprego do Ministério do Trabalho, ou usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em aparelhos que usam os sistemas operacionais Android e iOS.

Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.