Menu

Sespa reforça prevenção ao Coronavírus no aeroporto e terminais rodoviário e hidroviário

Continua após a publicidade

Agentes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) continuam neste sábado (21) as ações de prevenção ao novo Coronavírus no Aeroporto Internacional de Belém. A medida atende ao plano de ação do Governo do Estado voltado ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 para os próximos 15 dias.

No final da tarde de hoje, duas técnicas em Saúde da Secretaria realizaram a ação preventiva entre passageiros que desembarcaram de vários voos nacionais. Na área de desembarque, as técnicas utilizaram um termômetro para monitorar a temperatura dos passageiros e distribuíram folders explicativos. Um dos voos monitorados veio de Florianópolis (Santa Catarina), com mais de 100 passageiros. “É uma ação muito importante porque estamos recebendo passageiros de várias partes do Brasil. Muitos estão com máscaras, e a prevenção é a nossa melhor opção agora. A distribuição dos folders também facilita bastante o entendimento dos passageiros”, explicou Keila Ferreira, técnica em Enfermagem da Sespa.

A profissional disse que, caso um passageiro esteja com os sintomas da Covid-19, logo é feita a notificação. “Nós fazemos a notificação e acionamos a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que passa a cuidar do caso e faz todos os procedimentos para atender ao paciente”, completou, destacando que, até o momento, a situação é tranquila no Aeroporto Internacional de Belém. “A maioria das pessoas que chega a Belém está sem febre e sem sintomas. Todos estão contribuindo muito com o nosso trabalho, e esperamos que continue assim”, informou Keila Ferreira.

Esclarecimentos – O operário José Nildo Martins, 38 anos, estava entre os passageiros do voo que chegou a Belém vindo de Florianópolis, no final da tarde de hoje. Morador do município de Ipixuna do Pará, no nordeste paraense, ele contou que a empresa em Santa Catarina liberou os funcionários para evitar contágios pelo novo Coronavírus. “Devido a esse vírus, a empresa liberou os funcionários para casa. Achei muito importante essa ação da Sespa para esclarecer os passageiros. Eu mesmo tinha algumas dúvidas, mas agora estou mais tranquilo”, disse ele, que seguiu para o Terminal Rodoviário de Belém.

No Aeroporto, o trabalho da Sespa é ininterrupto (das 7 às 13 h; das 13 às 19 h, e das 19 às 7 h do dia seguinte). A cada turno, dois técnicos orientam passageiros e distribuem panfletos.

Outros modais – Já no Terminal Rodoviário de Belém, a ação será realizada em dois turnos, das 7 às 13 h, e das 13 às 19 h. Dois técnicos vão orientar e distribuir folders para quem chega à capital, e ainda para outros usuários do local.

No Terminal Hidroviário de Belém as equipes atuam das 09 as 15 h, período de chegada de embarcações à capital, durante toda a semana. Dois técnicos circulam pelos corredores do THB e distribuem folders com informações sobre prevenção à Covid-19. O objetivo é esclarecer dúvidas dos usuários, mas a prioridade é esclarecer passageiros que chegam da cidade de Macapá, no Amapá, devido à proximidade com a Guiana Francesa, que já confirmou casos da doença.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.