Menu

Polícia alerta para o golpe do “cadastro da vacina” no Pará

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

Nesta terça-feira (19) começou a distribuição das doses da vacina contra a Covid-19 para todo o Estado do Pará. Um passo importante para o combate à doença. Enquanto o medicamento é aguardado com ansiedade pelos paraenses, golpistas aproveitam o momento para praticar crimes utilizando os nomes das secretarias municipais de Saúde.

Por telefone, o estelionatário entra em contato com a vítima sob o pretexto de agendar a data e o horário para aplicar a dose do imunizante. Para garantir o suposto procedimento, o criminoso induz a pessoa que está do outro lado da linha a fornecer um código de confirmação, que chega por meio de mensagem de texto. Entretanto, a vítima acaba repassando uma senha para clonar o aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp.

O secretário adjunto de Saúde, Sipriano Ferraz, aproveitou a oportunidade para alertar a população para ter calma e não sair à procura da vacina neste momento.

“Não é uma corrida pela vacina, temos indicação dos profissionais que vão ser vacinados agora. A vacina vai ser nominal e os prefeitos vão prestar contas de quem foi vacinado. Os vacinados serão cadastrados pelo CPF ou cartão do SUS. Os municípios vão fazer o controle e, quando possível, vacinar dentro das unidades de saúde, para evitar aglomeração”, diz Sipriano.

DENUNCIE

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) alerta para que a população não só esteja atenta a possíveis golpes, bem como comunique as autoridades competentes ao detectar uma ação suspeita.

Os canais oficiais de denúncia da Segup podem ser por meio da ligação no número 181 ou pelo Whatsapp (91) 98115-9181. Os dois garantem o sigilo e o anonimato de quem fornece as informações.

Fonte: DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.