Menu

Campanha na internet busca angariar fundos para levar energia solar para comunidade na Região Xingu

Continua após a publicidade

O Pará tem dimensões continentais e imenso potencial energético, porém, em alguns pontos do Estado a população não tem acesso à energia elétrica. Em Anapu, na Região do Xingu, 12 famílias que vivem na comunidade de Volta Grande do Xingu ainda utilizam a luz de velas para enfrentar à escuridão em suas casas.

Embora sejam vizinhos de uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na bacia do Xingu, um dos principais problemas da comunidade é a falta de energia elétrica. Diante deste cenário, uma campanha foi lançada na internet para reverter esse quadro e levar, de forma limpa e renovável, o abastecimento de energia solar para esses paraenses.

O sol amazônico será a principal fonte para realizar o projeto de abastecimento de energia solar na comunidade.  O acesso à energia sustentável dará a essas famílias a possibilidade de acesso à água com bombas elétricas, representará ganho de tempo e de renda, ajudará na irrigação de seus plantios. Dará, principalmente, dignidade.

“Não somos atendidos pelo programa de energia rural e buscamos água para beber a mais de 1 quilômetro de distância. A maioria de nós mora em pequenas casas à luz de velas”, conta o líder da comunidade, Erasmo Alves Theofilo.

Projeto de luz solar

Para atender as 12 famílias, o projeto prevê a compra de pelo menos 12 estações individuais de energia solar limpa e renovável completas. Cada kit contém duas placas, duas baterias, um inversor de voltagem, cabos e o pagamento de um técnico especializado para a montagem, e custa R$ 8.300,00. Para dar acesso à eletricidade aos moradores da comunidade, a campanha prevê um total de R$ 99.600,00.

“Faço meu pedido em nome de 12 famílias da Volta Grande do Xingu. Sua colaboração pode mudar nossas vidas e ajudará as famílias a permanecerem na terra, produzindo comida sem destruir a natureza”, pontua Erasmo, que vive da agricultura familiar e também é ativista defensor dos Direitos Humanos.

Em meio aos benefícios que a energia solar traz com seu consumo, vale destacar que se trata de uma energia inesgotável, sendo a opção mais viável para que outras gerações possam aproveitá-la no futuro. Além disso, a instalação de seu sistema para a geração de energia é feita de modo simples e possui mínima manutenção, sendo necessária a limpeza dos painéis solares apenas duas vezes ao ano.

Doações

Até agora, mais de 400 pessoas já contribuíram, porém, a meta ainda está longe de ser alcançada. Quem tiver interesse, pode acessar o link da campanha virtual disponível aqui.

Fonte: Portal Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.