Menu

Hospital Regional da Transamazônica ganhará mais de 120 leitos

Continua após a publicidade

A ampliação do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, dobrará o número de leitos, passando de 97 para 220 a partir de 2020, quando a obra será iniciada. O objetivo é desafogar a demanda sobre as unidades municipais e melhorar a qualidade do atendimento oferecido para a população.

O projeto de expansão, que já existia desde 2014, tornou-se compromisso do governo estadual no último dia 10 de julho, quando o governador Helder Barbalho anunciou a ampliação do hospital, durante a agenda de trabalho da “Caravana Por Todo o Pará”, no oeste do Estado. A ação foi ratificada pelo secretário de Saúde Pública, Alberto Beltrame, durante a visita ao HRPT no dia seguinte.

Beltrame defende a ideia de rediscutir o perfil assistencial do hospital, ampliar e agregar novos serviços, que não estão disponíveis na região, para melhorar a qualidade de vida e a assistência à saúde da população da Transamazônica. “A medida pode dobrar a capacidade de atendimento, evitando que a população precise se deslocar para outras regiões”, disse o titular da Sespa.

Segundo o diretor do 10º Centro Regional de Saúde, Maurício Nascimento, “com a expansão da unidade, tratamentos, antes inexistentes na região, vão se tornar realidade, como é o caso da oncologia”.

Além de mais leitos, o HRPT terá mais blocos cirúrgicos, mais vagas nas Unidades de Terapia Intensiva, e ganhará reforço no serviço de traumatologia e hemodiálise, entre outros.

O projeto de expansão já está sendo analisado pelo Departamento de Engenharia da Sespa. Na terça-feira (27), em Altamira, foi realizada uma reunião, da qual participaram Maurício Nascimento; o diretor do HRPT, Edson Primo; o médico regulador da Sespa, Armando Aragão; a arquiteta Nathalia Neves, e o vereador Marquinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.