Menu

Medicilândia ganha nova unidade Básica de Saúde

Continua após a publicidade

Medicilândia, no sudoeste do Pará, está avançando na área da Saúde. O município vai contar, a partir do próximo dia 27 de julho, com mais uma Unidade Estratégica da Saúde da Família. O novo posto atenderá às comunidades Cacoal, Vila Pacal e 95 Sul e funcionará de segunda a sexta, das 07 às 12 horas e das 14 às 17 horas.  A equipe terá oito profissionais, entre médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, além de auxiliares.

De acordo com secretário de saúde, Danilo Lopes, a unidade não havia entrado em funcionamento anteriormente devido a obra não atender aos padrões estabelecidos no projeto original. Diante da necessidade de colocar a unidade em funcionamento o mais rápido possível, o secretário foi até Brasília e conseguiu junto ao Ministério da Saúde, firmar um acordo com a empresa contratada, em que ficou garantido que todas as adequações ao prédio seriam feitas. “Foi uma batalha grande, mas conseguimos vencer e vamos colocar em funcionamento. Essa unidade vai atender principalmente às comunidades Cacoal, Vila Pacal e 95 Sul. Serão cerca de 200 famílias que serão atendidas. Quero agradecer ao prefeito, Celso Trzeciak por ter me dado todo o apoio necessário para que possamos desenvolver o melhor projeto na área da saúde em Medicilândia. Nosso objetivo é cada vez mais levar uma saúde de qualidade para todos os munícipes”, disse o secretário. 

A comunidade Vila Pacal, onde surgiu a cidade de Medicilândia, nos anos de 1970, período em que tinha grande movimentação de pessoas, devido ao funcionamento da Usina de álcool e açúcar – chamado de Projeto Pacal. Foi ali também que surgiu o primeiro posto de saúde, que por muitos anos atendeu a toda a população.  A nova estrutura moderna de concreto substituiu a antiga que era construída em madeira, funcionava de forma precária e por isso teve que ser desativada há dois anos. Durante o atendimento, por diversas vezes, os profissionais se deparavam com animais peçonhentos nas salas antigas.

A nova unidade de Saúde ganhou o nome de “Estratégia de Saúde Deborah Benathar Malato”, uma homenagem a uma pioneira da região Transamazônica que também foi uma das parteiras mais atuantes nas décadas de 70 e 80. Época em que não havia médico no município. Eni Camargo, moradora do km 107, lembra bem da importância de dona Deborah para a comunidade. Seu primeiro filho, Fabrício Camargo, hoje com 32 anos, nasceu com a ajuda da parteira.

“Achei uma homenagem justa porque ela foi muito importante em nossas vidas. Dona Deborah, além de parteira, era uma doutora pra gente. Quando os meninos adoeciam era a ela que recorríamos. Quando tive meu primeiro filho era muito nova e ele veio antes do tempo previsto. Não tive como ir para Altamira e foi ela quem me ajudou. Um parto muito difícil e com toda a sabedoria e paciência dela deu tudo certo. Sou muito grata por isso”, concluiu Eni.

Além de um melhor atendimento, a nova unidade de saúde promete gerar mais emprego e renda na comunidade. É o que espera o comerciante Isaac Maia, que tem uma mercearia em frente ao posto. “Eu abri esse comércio pensando nisso. Agora vai ficar melhor pra nós comerciantes e também para população que não precisa mais ir para o centro da cidade para se consultar”, frisou o comerciante.

A unidade Estratégia de Saúde Deborah Benathar Malato, será inaugurada no próximo sábado, 27, às 19 horas, com a presença de várias autoridades municipais, e deverá funcionar efetivamente a partir da segunda, 29 de julho.

Texto e fotos: Wilson Soares – Portal A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.