Menu

Nova sede da Câmara é um marco para o legislativo de Brasil Novo

Continua após a publicidade

Ao entrar no novo prédio da Câmara Municipal de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, logo se observa a mudança. O prédio antigo, que era de madeira construído ainda na década de 70 pelo Incra, hoje deu espaço a uma estrutura de dois andares, totalmente climatizada e mobiliada.

O prédio considerado um dos mais modernos da região Transamazônica e Xingu é fruto de um trabalho sério, que começou ainda em 2017, na gestão do presidente Weder Makes Carneiro, popularmente conhecido como Pirica Carneiro. “A gente resolveu fazer a economia dentro do Legislativo e o resultado foi essa linda obra para Brasil Novo, com recursos próprios. Precisávamos mudar a história da Câmara do nosso município e hoje estamos presenteando Brasil Novo com essa estrutura, de grande importância”, frisou Pirica.

Em 2018, já sob a presidência do vereador Aurino Martins começou a construção do segundo piso. O espaço maior e melhor distribuído, a partir de agora, vai garantir aos nove vereadores e aos 12 servidores da Casa de Leis, melhores condições de atendimento ao público. “É um patrimônio que não é dos vereadores, mas da sociedade. Estamos convencidos de que quando se aplica os recursos de uma forma responsável, o sucesso acontece” disse Aurino.

A nova Câmara de Brasil Novo tem hoje uma área construída de 624 m². O prédio que está localizado na Avenida Castelo Branco, centro da cidade, possui espaço para estacionamento, acessibilidade, recepção, 11 gabinetes para os vereadores, além do gabinete da Presidência, plenário, auditório para 100 pessoas sentadas, salas adequadas para departamentos administrativos, sanitários e ainda uma biblioteca pública, que pretende resgatar a história do município. “Eu fico muito feliz como morador dessa cidade e da região em vir a um espaço tão bonito como esse. Amplo e bem elaborado. E o que mais chama a atenção é que foi construído com recursos próprios. E o que a gente vê nisso? Responsabilidade financeira. A Câmara de Brasil Novo tem dado exemplo de como tratar os recursos públicos tanto na ex-gestão do Pirica quanto agora com o Aurino”, pontuou Noedson Carvalho, morador de Brasil Novo.

Na manhã desta sexta-feira, 14 de agosto, uma cerimônia no plenário da Câmara, com a participação de um número reduzido de pessoas, devido à pandemia, marcou a inauguração do segundo piso. Entre os presentes estavam autoridades políticas e religiosas e membros da sociedade civil. O deputado estadual Eraldo Pimenta falou sobre as novas instalações e a importância de o parlamento agir em favor do povo. “Isso é um feito que poucos municípios fazem. Um prédio próprio com condições de trabalho. Aqui se legisla. Aqui se trabalha todas as questões do município. Aqui é um colegiado que está de parabéns por demonstrar tanta seriedade, comprometimento e responsabilidade com o povo de Brasil Novo”, comentou o deputado.

Vereador Rubmário Queiróz que é presidente do Legislativo em Medicilândia foi ao município de Brasil Novo exclusivamente para prestigiar a cerimônia de inauguração. “Isso fortalece cada vez mais a nossa democracia em termos de pessoas compromissadas com a gestão pública. O Aurino é um deles e Brasil Novo está em festa por receber um prédio tão moderno e cada vez mais é a população quem ganha”, comentou.

Visivelmente emocionado, o presidente da Câmara, Aurino Martins, agradeceu o apoio dos demais colegas vereadores e relatou que essa é uma das maiores conquistas de sua carreira profissional e política. “Estamos muito felizes. No primeiro biênio, o vereador Pirica fez o primeiro piso e com o trabalho de toda a mesa diretora conseguimos fazer esse segundo piso. Essa é uma conquista do povo”, concluiu o presidente da Casa de Leis.

A cerimônia de inauguração encerrou com o descerramento da faixa e uma visita das autoridades às salas da parte superior do prédio, onde foi servido um coquetel.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu – Fotos: Wilson Soares e Ronaldo Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.