Menu

Santarém sedia a 2ª qualificação para Gestão Ambiental dos municípios do Pará

Continua após a publicidade

Iniciou na manhã desta segunda-feira (06) a 2ª “Qualificação para Gestão Ambiental dos Municípios do Pará”, que ocorre, nesta etapa, em Santarém, oeste do Pará, até sexta-feira (10). Estão participando 80 técnicos ambientais que representam 13 municípios da região Baixo Amazonas.

A capacitação está ocorrendo no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Santarém. Os profissionais são dos municípios de Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém, Terra Santa, Mojuí dos Campos, Belterra e Juruti.

O objetivo é qualificar profissionais de Gestão Ambiental do Baixo Amazonas sobre diversos assuntos relacionados à área, para que possam melhorar cada vez mais os serviços à sociedade.

A programação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas), por meio do Programa Municípios Verdes. A secretária de Meio Ambiente de Santarém, Vânia Portela, que representou os municípios na mesa de abertura, ressaltou a importância da qualificação para os técnicos e para o município. “A partir do momento que temos a realização de um evento desse, temos o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios”.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará, Thales Belo, durante a mesa de abertura, falou que a qualificação é uma troca de experiências e que os atendimentos devem ser feitos conforme às demandas locais. “Não entendo que o Estado tenha uma atuação diferenciada, a ponto de competência maior, ou acima daquilo que o município está realizando quando se fala sobre o que está se desenvolvendo ou atuando em campo”.

Foram destacados assuntos como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços (ICMS) Verde, Projeto Orla no Pará, regularização ambiental através do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA), licenciamentos e beneficiamento de frutas, matadouro, envasamento de água e fabricação de gelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.