Menu

Secretários municipais da região do Xingu discutem ações de saúde na 1ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional

Continua após a publicidade

Secretários municipais de saúde da região Transamazônica e Xingu participaram, nesta quarta-feira (27.01) da primeira reunião extraordinária do ano como integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) em 2021. O evento aconteceu em um auditório particular, em Altamira. Na ocasião, os novos secretários municipais foram recepcionados pelo diretor e pela equipe técnica do 10º Centro Regional de Saúde do Pará – Sespa/Altamira.

Em sua fala o diretor da Sespa Altamira, Maurício Nascimento, destacou a importância do evento e apresentou a pauta da reunião. Maurício ressaltou aos secretários a importância de atuarem em parceria com a Sespa e com governo do Estado no sentido de buscar melhorias no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde e também nas ações de enfretamento a Covid-19. “Vale ressaltar aqui o apoio dos secretários que vieram para tratar de pautas importantíssimas como a Covid-19, o fluxo de todos os municípios da região”, destacou Maurício.

Um dos assuntos que mais chamou atenção e deixou os secretários preocupados foi o anúncio do encerramento do Plano de Ação para Controle da Malária (PACM), por parte da Norte Energia. O programa criado em 2011 pela empresa, faz parte do Projeto Básico Ambiental da UHE Belo Monte e conseguiu nos últimos anos reduzir o número de casos de malária nos municípios do entorno da hidrelétrica. Em 2019, a redução chegou a 94% nas infecções, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (Sivep). “Esse programa tem dado certo. Nós temos conseguido reduzir significativamente os casos de malária aqui na nossa região e junto com os secretários e a associação dos prefeitos iremos pautar isso perante a presidência da Norte Energia, para que esse programa continue”, ressaltou o diretor da Sespa/Altamira.

Roseli Braga, secretária de saúde de Vitória do Xingu, também demonstrou preocupação com o fim do programa, principalmente nesse momento em que a região enfrenta uma outra pandemia. “É uma perda muito grande para região. Um programa que vem dando certo, que conseguiu reduzir a malária de forma significativa e todos nós sabemos que com o fim do programa vai voltar os casos de malária como tínhamos antes. Ainda mais nesse momento de reassentamento. A Norte Energia está reassentando as pessoas. Então aumenta a população e aumenta o risco”, pontuou a secretária.

O Fim do Plano de Ação para Controle da Malária também deixou a secretária de saúde de Altamira preocupada. “Pra gente é uma grande tristeza. Um programa que deu certo. Nós vivemos numa região endêmica. A malária ela vai estar sempre presente, porém são esses programas como o PACM que irão fazer esse controle. Então é muito importante que a Norte Energia se sensibilize e perceba a importância dessa continuidade”, disse Romina Brito.

Bruno Souza, que responde pela pasta da saúde em Pacajá, município que margeia a rodovia Transamazônica, a 240km de Altamira, relembrou que em 2011 quando o programa iniciou, o município de Pacajá tinha aproximadamente 4.500 casos de malária, e que em 2020 fechou com cerca de 114 casos. “Nós vimos que teve uma mudança substancial. Nós conseguimos reduzir o índice dos casos de malária, pois a malária é um problema de saúde pública. Malária mata cerca de 400 mil pessoas todos os anos no mundo inteiro e algo que nós estamos confiantes que iremos conseguir sensibilizar a Norte Energia para estar custeando esse programa para manter os resultados positivos que estávamos obtendo” disse Bruno Souza.

Durante a primeira reunião da CIR ainda foi discutida a situação da Covid-19 na região, o planejamento para vacinação da população, a redução da mortalidade materno-infantil, além de outros assuntos voltados para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Além disso, também foram empossados novos secretários municipais de saúde, que a partir de agora farão parte da Comissão Intergestores Regional.

Ao final da reunião, o diretor da Sespa Altamira, Maurício Nascimento, considerou o evento como bastante produtivo, principalmente tendo em vista a participação dos novos secretários de saúde que compõem os municípios da jurisdição do 10º Centro Regional. “Fica aqui nossos agradecimentos a todos os secretários e técnicos”, concluiu Maurício Nascimento.

A CIR

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é uma instância de pactuações e decisões entre os secretários municipais de saúde e o 10º Centro Regional de Saúde Pública do Estado do Pará. Desta forma, os participantes atuam na regulamentação e operacionalização das políticas de saúde no âmbito Estadual da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim a CIR pactua a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde na Região da Transamazônica s Xingu.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Fotos: Wilson Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.