Menu

Workshop alinha gestores de municípios associados à ACBM com PDRSXingu

Continua após a publicidade

Secretários de Infraestrutura dos 12 municípios da região Transamazônica e Xingu, que fazem parte da Associação do Consórcio dos Municípios de Belo Monte – (ACBM), participaram nesta terça-feira 27, de um workshop promovido pela empresa Equilíbrio, que é a gestora do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – (PDRSXingu) em parceria com a ACBM. “Essa é uma reunião de treinamento e um workshop de alinhamento para execução da terceira cota do projeto 319/2017. Que é um projeto que foi aprovado para recuperação de vicinais nos 12 municípios de área de abrangência do PDRSX”, frisou Elisangela Trzeciak, coordenadora da empresa gestora do PDRSXingu.

De acordo com a Coordenadora, os combustíveis estão em fase de licitação e nos próximos dias, deverão ser liberados 50 mil litros para cada município recuperar 50 km de estradas e vicinais. “Nós temos uma certa urgência para fazer isso antes do período chuvoso.  E é necessário que eles prestem contas ainda nessa gestão. A prestações de contas deve ocorrer no máximo até o dia 20 de dezembro”, concluiu Elisangela.

Para o secretário de obras de Porto de Moz, Erilson José Souza da Silva, a reunião foi bastante esclarecedora. “Vamos agora só esperar a liberação do combustível já para gente iniciar os trabalhos de recuperação de estradas e vicinais para entregar para aquela comunidade que realmente está precisando nesse momento”, disse.

O projeto de Nº 319/2017, foi proposto pela ACBM junto ao PDRSX e é considerado o maior projeto já aprovado no Plano de Desenvolvimento. Orçado em R$ 19 milhões de reais, ele prevê a compra de maquinários pesados para manutenção das estradas e vicinais dos 12 municípios ligados ao Consórcio Belo Monte. Além disso, cada município ainda foi beneficiado com 150 mil litros de combustível, sendo distribuído em três cotas de 50 mil litros por ano, para garantir a recuperação de estradas. “Este treinamento tem o propósito de ajustar todas as condutas entre os técnicos e secretários de infraestrutura da ACBM com o intuito de fazer acontecer a recuperação de estradas e vicinais através dos planos executados em cada município. Os recursos são do PDRSXingu e nós temos um prazo para fazer a recuperação de estradas e vicinais, porque todos os municípios necessitam concluir a terceira e última cota e em seguida a ACBM fazer a prestação de contas”, pontou o Secretário Executivo da ACBM, Jeferson Figueiredo.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Fotos: Wilson Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.