Menu

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite inicia nesta segunda-feira

Continua após a publicidade

Com a notificação de 18 casos suspeitos de sarampo no Pará, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado anteciparam a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. A imunização inicia nesta a partir desta segunda-feira (23), 15 dias antes do início da ação nacional, prevista para 6 de agosto.

A campanha objetiva ampliar a cobertura vacinal dessas doenças, que está abaixo de 95% em muitos municípios brasileiros, já que na rotina a meta da cobertura vacinal é de 95% de todas as vacinas.

A Campanha Nacional é destinada a crianças de um a quatro de anos de idade, independentemente de já terem sido ou não vacinadas contra essas doenças.

Nos locais onde há casos registros de casos suspeitos, as equipes de saúde estão fazendo o bloqueio vacinal – estratégia que busca imunizar todas as pessoas na área onde o paciente suspeito estava.

“A equipe de vacinação se desloca diretamente para a residência e faz o bloqueio no quarteirão inteiro o no quarteirão da frente, buscando o cartão de vacinação, de casa em casa, e corrigindo alguma falha vacinal, como alguém que não tenha as duas doses de vacina ou que não tem nenhuma dose dentro do que é proposto no programa de imunização”, relatou a coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde.

Das 18 notificações no oeste do Pará, quatro já foram descartadas, uma foi confirmada e outras treze ainda são sendo investigadas. O caso confirmado é um jovem que mora na cidade de Manaus, que estava visitando a cidade de Terra Santa, no Pará. Os casos suspeitos de sarampo ocorreram nos municípios de Novo Progresso (02), Juruti (02) e Terra Santa (01).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa. Nos postos de saúde estão disponíveis a vacina triviral (sarampo, caxumba e rubéola), para crianças de 12 meses, e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) para crianças de 15 meses, ambas com dose única.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.