Menu

Diante de surto de sarampo em locais próximos ao Pará, Sespa lança alerta para prevenção à doença no estado

Continua após a publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) emitiu nesta quarta-feira (27) um novo informe reforçando as ações de controle e prevenção ao sarampo nos centros de saúde do Pará. Ao todo, 13 Centros Regionais de Saúde foram contemplados com a nova medida. A determinação se deve pelo aumento no número de casos da doença em estados vizinhos.

Segundo a Sespa, surtos de sarampo já são registrados na Venezuela em outros estados do Brasil como Amazonas, Roraima e Rio Grande do Sul. No Pará, os últimos três casos de sarampo foram registrados em 2010, todos oriundos de outros locais.

Apesar de a vacina contra a doença estar disponível, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde, as coberturas vacinais contra o sarampo no Brasil estão abaixo da ideal. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 90% deveria estar imunizada. Porém, o território paraense, a média de vacinados contra o sarampo em 2017 é de 69% com a primeira dose da Tríplice Viral e 55% para a tetraviral.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Os sintomas iniciais são febre alta, acima de 38,5 °C, acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no corpo. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte, além de diarreias e até infecções no encéfalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.