Menu

Região do Xingu tem dois casos confirmados com nova variante do coronavírus

Foto: WDrone
Foto: WDrone
Continua após a publicidade

Duas pacientes, uma de Brasil Novo e outra de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, foram confirmadas com a variante brasileira P1 do novo coronavírus, o Sars-Cov-2. A confirmação dos casos veio através de um relatório da amostra enviada ao laboratório da Fiocruz pela 10ª Regional de Saúde da Sespa, no final do mês passado. Essa nova variante é mais perigosa e altamente contagiosa.

A paciente de Vitória do Xingu é uma mulher de 29 anos. A de Brasil Novo também é uma mulher de 27 anos, que afirmou que não saiu do município e nem teve contato com outras pessoas. O quadro de saúde de ambas é considerado estável.

A nova variante do Sars-Cov-2 circula no Brasil desde janeiro deste ano. Ela é mais transmissível que as outras linhagens do vírus e foi identificada em 91% dos testes de covid-19 coletados em pacientes de Manaus, o que teria causado o colapso do estado no início deste ano. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, há registros de presença desta variante em 22 estados brasileiros e mais de 987 casos infectados.

Em Nota Técnica divulgada pela Sespa em março deste ano, com recomendações para monitoramento da nova variante do coronavírus no Pará, a secretaria destaca que é imprescindível realizar mais pesquisas para entender o impacto dessa nova variante e que por isso os profissionais e as instituições de saúde do setor público e privado devem notificar de forma imediata ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Pará – CIEVS/PA o surgimento desses casos.

A Sespa também reforça que os cuidados devem ser redobrados para evitar a propagação do vírus, como higienizar as mãos, utilizar máscaras, sair de casa apenas quando for necessário e evitar aglomerações.

Por Valéria Furlan – A Voz do Xingu

Foto: WDrone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.