Menu

Serviços de saúde devem notificar imediatamente casos suspeitos de sarampo

Continua após a publicidade

O Departamento de Vigilância Epidemiológica (Depi), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fez um alerta para os casos suspeitos de sarampo. De acordo com a Depi, a notificação deve ser enviada imediatamente pelos serviços de saúde públicos e privados à Secretaria Municipal de Saúde, para que seja garantida a vacinação de bloqueio das pessoas que mantiveram contato com o caso suspeito.

Segundo a diretoria do Depi, os médicos precisam estar atentos aos sinais e sintomas do sarampo e fazer a notificação imediata, para que seja possível bloquear a circulação do vírus e evitar que mais pessoas sejam contaminadas.

Além da notificação, os profissionais devem coletar amostra para sorologia e biologia molecular no primeiro contato com o paciente e investigar imediatamente a ocorrência de outros casos suspeitos. Já as secretarias Municipais de Saúde, além da notificação aos Centros Regionais de Saúde da Sespa e à Vigilância Estadual, devem fazer a investigação oportuna dos casos notificados e divulgar à população as medidas preventivas ao sarampo, além de orientar sobre o atendimento médico em casos de sinais e sintomas.

A preocupação existe porque o sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa. Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação ocular e coriza. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, e ainda por meio de gotículas de secreções respiratórias (tosse, espirro etc.) com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados, como escolas e clínicas.

Fonte: Portal Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.