Menu

ACBM realiza encontro para discutir problemáticas da região do Xingu

Continua após a publicidade

A Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte, ACBM, realizou em Altamira no último sábado, dia 18 de maio, o primeiro Encontro de Lideranças Políticas da Transamazônica e Xingu. O encontro tinha como objetivo debater pautas de interesse dos municípios dessa região e reuniu senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de 12 municípios que fazem parte da Associação do Consórcio Belo Monte, além de empresários e representantes da sociedade civil.

Durante o evento, foi distribuída uma cartilha, produzida pela ACBM, que continha as principais demandas das regiões Transamazônica e Baixo Xingu, nos eixos da segurança pública, saúde,  educação, socioeconômico e infraestrutura e política. O Senador Zequinha Marinho, que estava no evento, comentou que também recebeu um oficio  sobre as problemáticas da região. “São obras de infraestrutura de grande envergadura, como a conclusão da Transamazônica, a construção de duas pontes no Xingu, uma no Assurini e a ponte da estrada da BR 230, e assim vai. E nós estamos nos comprometendo para alocar recursos e dar a resposta que a região precisa”. disse o senador.

Quem estrava no encontro também assistiu a um vídeo que mostrou o potencial dessa região e seus problemas crônicos, como a dificuldade de deslocamento de pessoas e produtos pela falta de pavimentação de vários trechos da rodovia Transamazônica, pela falta de manutenção da PA 415, além da falta de leitos no hospital regional, do sucateamento de órgãos públicos e da falta de oportunidades no mercado de trabalho. “Tudo que tange na área do Governo Federal, a bancada federal pode acompanhar e já tem feito, botando recursos na saúde, na educação. Precisamos só fazer essa conversa através do Consórcio com o Governo do Estado para que esse recurso possa ser aplicado aqui na região”, afirmou o deputado Federal, Joaquim Passarinho.

O governo do Estado também estava representado nesse encontro, pelo secretário de Governo do Baixo Amazonas. Segundo Henderson Pinto, as demandas apresentadas durante o evento serão levadas ao Governador Helder Barbalho. “Eu estou aqui hoje por determinação do Governador Helder, com o objetivo de ouvir essas demandas, colocar as ideias do Estado com relação a nossa região e fazer a construção  do processo de desenvolvimento regional aqui na base, o planejamento do Estado não pode ser de cima pra baixo, tem que ser daqui da base para o centro do poder”, explicou Henderson Pinto.

O presidente da ACBM, Rosibergue Torres Campos, que é prefeito de Porto de Moz, disse ao fim do encontro que já conseguiu resultados positivos. “Nós já começamos a colher frutos. Já acordado com os Deputados Estaduais, a criação de uma frente parlamentar mista na ALEPA dos municípios que foram impactados por Belo Monte, isso é um grande avanço com certeza. Nós ainda vamos ter uma sessão especial na ALEPA, em Belém, para debater das demandas apresentadas aqui nesse encontro, as demandas que foram citadas através dessa cartilha, e também  vamos ter uma reunião com a bancada federal em Brasília”, finalizou.

Por Valéria Furlan – A Voz do Xingu

Fotos: Wilson Soares

Galeria de fotos do evento abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.