Tropa da 23ª Brigada de Infantaria de Selva realiza certificação em Altamira; veja o vídeo

As atividades que vão ocorrer em Altamira, além da região de Belo Monte e em Senador José Porfírio e visam verificar o nível de prontidão e adestramento dos militares.

Crédito da foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS
Crédito da foto: Setor de Comunicação Social do 51º BIS
Continua após a publicidade

Está acontecendo desde o dia 18 de outubro, no 51º Batalhão de Infantaria de Selva, o 51º BIS, que fica em Altamira, no sudoeste do Pará, a certificação das tropas de pronto emprego da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. As atividades que vão ocorrer em Altamira, além da região de Belo Monte e em Senador José Porfírio e visam verificar o nível de prontidão e adestramento dos militares. “Durante essa semana nós estamos concluindo um longo processo que nós chamamos de certificação. Então a 23ª Brigada de Infantaria de Selva é uma tropa especial do nosso Exército, e que nós chamamos de Força de Prontidão. Nós temos que estar sempre prontos para qualquer eventualidade, seja no Brasil ou no exterior”, explicou o General de Brigada Giovane Moretto, comandante da 23ª Brigada.

Matéria completa abaixo

Mil e quatrocentos militares oriundos das cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Maranhão e do Pará estão participando do treinamento, e serão avaliados pelo Centro de Adestramento Leste e pelo Comando de Operações Terrestres. O objetivo é verificar o nível de prontidão e adestramento alcançado no corrente ano pelos militares. A atividade vai até o dia 29 de outubro. “Nós estamos enfrentando um longo processo de certificação. Nós já passamos por exercícios de Estado Maior, exercícios com os comandantes. Na semana passada fizemos aqui em Altamira fizemos simulações e nesta semana nossa tropa estará nos terrenos, realizando tiros de artilharia, tiros de morteiro, e operações e simulação de ataques em localidade, de infiltrações e patrulhas”, disse o General de Brigada.

A partir desta segunda-feira, 25, vão acontecer atividades nas localidades de Altamira, na região de Belo Monte e em Senador José Porfírio. Os deslocamentos serão por meio terrestre, aéreo e fluvial. Haverá o envolvimento de todas as Organizações Militares subordinadas à 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sendo também avaliados o apoio logístico, o apoio de fogo, o apoio de engenharia e de comunicações.

Esse treinamento é uma Operação de Adestramento em Operações contra Forças Irregulares, onde serão simuladas diversas situações e será verificado o nível de adestramento dos militares, aumentando a capacidade de prontidão das tropas.

A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *