Menu

1º Workshop da Pesca Esportiva de Altamira atrai pessoas de vários cantos do Brasil

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Por Wilson Soares / A Voz do Xingu e Abrajet/PA

Altamira/PA – Nos dias 30 e 31 de agosto de 2023, aconteceu na cidade de Altamira, no sudoeste do Pará, o 1º Workshop da Pesca Esportiva. O evento, organizado pela Prefeitura de Altamira, através da Secretaria Municipal de Turismo – SEMTUR, reuniu entusiastas da pesca esportiva de toda região do Pará e até mesmo de outros estados brasileiros, na Casa de Memória Transxingu. Autoridades locais, secretários estaduais e representantes do Ministério da Pesca discutiram alternativas para tornar a atividade mais forte.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“A realização do 1º Workshop de pesca esportiva é a oportunidade para que os amantes da pesca e os empresários possam conhecer as potencialidades dos nossos rios Xingu, Iriri e Curuá e verificar como a pesca esportiva pode gerar emprego e renda pra nossa população”, afirmou o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.

Prefeito de Altamira – Claudomiro Gomes / Foto: Wilson Soares

A família Nakamura que é referência nacional em pesca esportiva também participou do seminário. A presença de Nelson Nakamura, Renan e Vitor encantou o público com suas experiências de vida e dicas valiosas.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“A gente trouxe aqui assuntos totalmente ligados a pesca esportiva. Então vamos elevar o nível técnico dos pescadores de Altamira para cada vez mais o pessoal possa sentir o prazer de praticar esta atividade de forma consciente”, disse Nelson Nakamura.

A pesca esportiva, prática que ganha cada vez mais adeptos no Brasil, encontrou em Altamira o cenário ideal para uma troca de experiências, aprendizado e discussões sobre o futuro da atividade. A região, banhada pelo majestoso Rio Xingu, é conhecida por seu potencial turístico, graças à sua rica diversidade de espécies de peixes.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“A gente precisa mostrar a pesca esportiva do Pará, de Altamira para o resto do mundo. A cidade tem que ficar conhecida pela grande quantidade de peixes que tem o Rio Xingu. Não tenho dúvida de que o Ministério da Pesca, no próximo ano, vai colaborar com o desenvolvimento dessa região”, afirmou Expedito Netto, secretário Nacional da Pesca.

Representando o Governo do Estado do Pará veio o secretário-adjunto de Turismo, Lucas Vieira, que ressaltou a importância da parceria para que o turismo possa alavancar na região do Xingu. 

Lucas Vieira – secretário-adjunto de Turismo do Estado do Pará

“Escutamos demandas para que juntos possamos trabalhar com os municípios do Xingu pelo crescimento da região, pela geração de emprego, renda e fortalecimento da cadeia produtiva do turismo”, disse Lucas Vieira. 

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade única de interagir diretamente com palestrantes experientes e conhecer mais sobre as particularidades da atividade na região do Xingu. Além disso, foram promovidas discussões sobre as leis ambientais vigentes e a importância da preservação das espécies, por exemplo, o Pacu de Seringa, que só tem registro no Xingu.

O Xingu Praia Clube, responsável pelo “Torneio do Pacu de Seringa” realizado há 21 anos, apresentou o que tem feito em parceria com órgãos ambientais locais para garantir que a proteção à espécie.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“O Torneio do Pacu de Seringa é um evento voltado ao segmento turístico de pesca esportiva na região Xingu e na Transamazônica, sem fins lucrativos, que visa fomentar a competição da pesca dessa espécie, de maneira ecológica e sustentável. Todos os peixes fisgados são apresentados vivos. Depois de medidos e pesados são devolvidos ao Xingu”, explicou Sávio do Nascimento que proferiu uma palestra junto com Sidevaldo Maia. Ambos são diretores do Xingu Praia Clube, realizador do festival.

Representantes do Xingu Praia Clube – Foto: Wilson Soares

Empresários de Sítios Pesqueiros na Amazônia também participaram do evento e aproveitaram pra compartilhar suas experiências de sucesso com os empreendedores locais.

A região turística do Xingu, com sua localização privilegiada, já ganhou destaque como um dos destinos mais promissores para o desenvolvimento da pesca esportiva. O Rio Xingu, que banha a cidade de Altamira e corta outros municípios da região, oferece aos pescadores uma ampla variedade de espécies, incluindo o tucunaré, a traíra, pirarara, o peixe-cachorra, entre outros peixes muito apreciados pelos pescadores esportivos, o que torna a experiência ainda mais atrativa.

Nelson Nakamura pescando no Rio Xingu

“O Rio Xingu é maravilhoso. Tem muitas espécies: peixe de couro e peixe de escama. Aqui tem o tucunaré melania que vive nas corredeiras e por isso se torna muito mais desafiador para a pesca esportiva. É o principal motivo para que todos os pescadores tenham o interesse de vir aqui para o Xingu”, explicou o palestrante, Nakamura, que há mais de 20 anos pesca e faz gravações de programas no Xingu

A realização do 1º Workshop da Pesca Esportiva em Altamira não só fortaleceu a posição da cidade como um polo de turismo pesqueiro, mas também contribuiu para a conscientização ambiental e a promoção da pesca responsável. A cidade e seus apaixonados pescadores já aguardam ansiosos pela próxima edição do evento, que promete ser ainda mais enriquecedora.

Secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto com Nelson Nakamura – Foto: Wilson Soares

“É uma atividade importantíssima, geradora de emprego e renda que dá um retorno muito bom. As estatísticas estão aí pra comprovar.  Esperamos, a partir de agora desenvolver muito mais, fomentar, impulsionar a atividade e com isso trazer mais turistas para a nossa região”, disse a secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto. 

Com o sucesso do workshop o que se espera agora é o comprometimento das autoridades e da comunidade local para o fortalecimento do setor. Altamira se firma como um destino de referência para uma pesca esportiva bem planejada e executada.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

“O alinhamento entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal vai nos oportunizar e capacitar para obter recursos específicos voltados ao desenvolvimento da pesca esportiva e do turismo. Além disso, o aprendizado que trouxemos ao nosso município aproveitou o conhecimento disponibilizado pelo poder público e dos nossos parceiros pescadores que tanto contribuíram para a concretização desse evento”, finalizou o prefeito de Altamira.

Fotos: Wilson Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.