O 21º Torneio de Pesca Esportiva Pacu de Seringa, realizado de 21 a 22 de abril, em Altamira, no sudoeste do Pará, reuniu este ano 100 equipes que somaram cerca de 500 competidores. Amantes da pesca esportiva de vários lugares do Brasil vieram ao maior município do Brasil, terceiro maior do mundo e mergulharam nas águas do Rio Xingu, em busca do peixe, que é brigador e pode chegar até 5kg.
A competição – O evento não tem fins lucrativos e é organizado pelo Xingu Praia Clube, com apoio institucional da Prefeitura de Altamira e patrocínio da empresa Norte Energia, gestora de Belo Monte, maior hidrelétrica 100% brasileira.
“Conseguimos bater um recorde de participação, com 500 pescadores. Além de promover uma festa bonita estamos passando a mensagem da preservação da natureza, dos nossos peixes e do Rio Xingu”, explicou o presidente do Clube, Odair de Pinho.
A programação do Torneio começou com a entrega dos kit´s aos pescadores na noite do dia 20.
No dia seguinte, feriado nacional de Tiradentes, o sol ainda nem tinha clareado e as primeiras equipes já saíram em busca do peixe que só é encontrado na região do Xingu. Foi um dia inteiro de muita emoção e diversão, em meio às paisagens exuberantes da Amazônia.
Ao todo, foram fisgados 93 exemplares, apresentados vivos à Comissão Organizadora. Após medidos e pesados, os peixes foram devolvidos às águas do Xingu. “É a primeira vez que eu estou participando. O único peixe da nossa equipe foi fisgado por mim. É uma experiência incrível participar deste evento”, comemorou Tiago Gonçalves, um dos competidores.
Preservação ambiental – Para ajudar a repovoar a espécie do Pacu de Seringa, a Universidade Federal do Pará – (UPFA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira soltaram, juntamente com os peixes capturados, 500 alevinos da espécie. “Pelo menos 5 vezes mais alevinos do que a quantidade de peixes pescados no torneio. A ideia da Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, é soltar muito mais espécies no ano que vem”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ubirajara Umbuzeiro Júnior.
Lazer e Cultura – As premiações dos vencedores aconteceram na tarde de sábado, 22, no Xingu Praia Clube, com música ao vivo e a apresentação do grupo folclórico Explosão Bela Vista. As famílias altamirenses, entre associados do Xingu Praia Clube e convidados, aderiu ao evento e lotou o Clube, apreciando cada momento da programação.
Vencedores – Na categoria com motor até 40hp (Bandeira Amarela), a equipe 65 do Cacheado, foi a vencedora com 113 pontos. E a equipe 70 foi a que fisgou o maior peixe com 44 centímetros, comandada por Talis Rodrigues.
Na categoria acima de 40hp (Bandeira Azul), a equipe de número 97 do Savio Nascimento, somou 165 pontos e levou o primeiro lugar. E no quesito maior peixe, a equipe vencedora foi a número 25, do Álvaro Lucas, com um exemplar de 43 centímetros.
Os primeiros colocados nas duas categorias do torneio de pesca esportiva receberam carretilhas, varas, troféus, medalhas e R$ 750,00.
As equipes que ficaram em 2º e 3º lugares, assim como a que pescou o menor peixe, nas duas categorias, receberam troféus.
Investimento no desenvolvimento sustentável e no turismo
O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, prestigiou o festival e parabenizou a comissão organizadora do torneio. Ele ressaltou a importância do apoio da Prefeitura a essa iniciativa.
“Uma festa belíssima. Uma festa que reuniu a família altamirense. Os peixes pescados foram soltos, movimentou o comércio de Altamira, gerou emprego e renda. A prefeitura estará sempre à disposição para fazer eventos dessa natureza”, afirmou o prefeito, idealizador o Torneio de Pesca do Pacu de Seringa há mais de 20 anos.
Eduardo Camilo, representante da empresa Norte Energia, destacou a importância do evento que reuniu milhares de pessoas.
“A Norte Energia, cada vez mais vai apoiar eventos esportivos como esse, que mostra que a pesca no Xingu está viva”, frisou Camilo.
No final do evento, a comissão organizadora sorteou um barco de alumínio de 6 metros com um motor de polpa de 15hp entre as equipes participantes. A vencedora foi a equipe de número 03, composta por Valdenir Ribeiro, Irân Florêncio, Ironaldo Florêncio, Altair Brito e Keila Nunes. Já no bingo aberto à comunidade quem ganhou o prêmio foram os participantes Daniel Corrêa e Renato Ferreira.
Paralelamente à programação da pesca esportiva, o Xingu Praia Clube promoveu durante uma semana várias outras competições: torneios esportivos, triatlon e jet ski, uma forma de promover a interação entre os participantes. Os ganhadores de todas as modalidades esportivas receberam troféus e medalhas.
Além propagar a importância da preservação do Pacu de Seringa, o torneio tem como objetivo ajuda a fomentar a economia da cidade, que fica mais movimentada.
“Este evento é muito importante para fortalecer o turismo de pesca esportiva aqui na Região Turística Xingu, além de despertar a consciência para a importância da preservação do Pacu de Seringa. O Torneio tem como objetivo ajudar a fomentar a economia da cidade, que fica mais movimentada e com isso se desenvolve economicamente”. Afirma Eliana Couto, secretária de Turismo de Altamira.
E para encerrar a programação do 21º Torneio de pesca esportiva do Pacu de Seringa, a Banda A Musical animou o público.
Texto: Wilson Soares (A Voz do Xingu) e Benigna Soares (Coordenação de Marketing da SEMTUR).
Fotos: Wilson Soares
GALERIA DE FOTOS