Menu

Associação do Consórcio Belo Monte promove assembleia extraordinária

Continua após a publicidade

Aconteceu na manhã desta sexta-feira 18 de dezembro, a última assembleia geral extraordinária da atual gestão da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte, a ACBM. A entidade, que reúne prefeitos de 13 municípios da região Transamazônica e Xingu, tem como presidente Berg Campos, prefeito reeleito de Porto Moz. Ele ficou à frente da Associação nos últimos quatro anos e agora se prepara para passar o cargo para o próximo presidente.

A assembleia extraordinária, realizada no auditório da Sede da ACBM em Altamira, reuniu associados, novos prefeitos e vereadores eleitos, autoridades locais, a diretoria da Sespa Altamira e do Hospital Regional da Transamazônica, além de representantes da empresa gestora do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – (PDRSXingu), e serviu para a prestação de contas dos projetos que foram executados em parceria com a Associacão, como o projeto de nº 319, proposto pela ACBM junto ao PDRSXingu, em 2017.

O projeto no valor de R$ 19 milhões de reais, beneficiou todos os municípios associados com um parque de maquinário pesado, além de 150 mil litros de óleo diesel para cada município, o que garantiu a recuperação de 1.800km de estradas e vicinais nos 13 municípios que compõem a Associação.

A abertura do evento contou com uma explanação feita por Celso Silveira, diretor financeiro do Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos. Na ocasião ele falou sobre a importância de futuras parcerias para ajudar a manter o hospital que há mais de três anos atende a pacientes da região do Xingu.

Durante a assembleia, a direção da Sespa Altamira, prestou contas dos recursos do PDRSXingu, que foram liberados através de uma decisão judicial para o enfretamento da Covid-19 na região. O diretor do 10º Centro Regional de Saúde do Estado, Mauricio Nascimento, aproveitou para apresentar as ações realizadas durante o ano de 2020 em enfretamento a pandemia na região da Transamazônica, além de fazer a entrega de 10 respiradores de transporte. Um para cada município que pertence a regional, e um para o Hospital Público da Transamazônica. Ele também adiantou que haverá visitas técnicas no próximo ano aos municípios da região. “No mês de janeiro de 2021 nós iremos fazer uma visita técnica com os novos prefeitos, os novos secretários de saúde, com toda a diretoria e coordenação do 10º Centro Regional, para montar estratégias para o próximo ano perante as secretarias de saúde de cada município da região do Xingu”, finalizou Maurício.

O presidente da ACBM, Berg Campos, destacou em seu discurso que todas essas conquistas só foram possíveis, devido a união de todos os municípios. “O maior feito pra mim foi a nossa união, o nosso respeito, dos 13 municípios, incluindo Portel. Mesmo com ideologias partidárias diferentes, nós conseguimos formar uma equipe. Esse foi o diferencial para essa Associação.”, pontuou o presidente da ACBM, que aproveitou também para agradecer aos governos do Estado e Federal, e as parcerias junto as empresas gestoras do PDRSXingu e o apoio dos demais órgãos que estiveram junto com Associação nos últimos quatro anos. “Sou grato a todos que de forma direta ou indireta fizeram parte dessa história”, concluiu Berg Campos.

Ao final da assembleia ficou definido que a eleição para a escolha da nova presidência da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte será no dia 22 de janeiro de 2021.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Fotos: Wilson Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.