Representantes da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM) participaram, nesta segunda-feira (30 de março de 2026), de uma reunião institucional em Belém com a chefia da Embrapa Amazônia Oriental. O encontro teve como principal objetivo articular a realização do “Segundo Encontro Estratégico” entre as instituições, previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2026.

Participaram da reunião o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymario Lemos, o secretário executivo da ACBM, Hiran Júnior, além das assessoras Márcia Bueno, de relações institucionais, e Rebeca Mendes, da área jurídica. O grupo representou o presidente da Associação, Márcio Viana, que também é prefeito de Vitória do Xingu.
A parceria entre a ACBM e a Embrapa busca fortalecer a atuação conjunta com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, promovendo maior integração institucional, incentivo à inovação e o desenvolvimento sustentável nos municípios que integram o Consórcio Belo Monte.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu























