Uma servidora pública do Pará foi presa pela Polícia Civil (PC) suspeita de fraude e desvio de um aparelho de ultrassonografia que iria à rede municipal de saúde do município de Trairão, no sudoeste do Pará.
A prisão ocorreu nesta sexta-feira (17 de abril) durante a operação “Madame Curie”. A mulher foi encontrada e presa em um shopping em Belém. De acordo com a PC, o equipamento foi localizado em uma clínica particular em Icoaraci, distrito da capital, a mais de mil quilômetros de distância de Trairão.
Os agentes informaram que a ação foi realizada de forma discreta, e a investigada não ofereceu resistência, o que dispensou o uso de algemas.
Operação ‘Madame Curie’
A operação “Madame Curie” investiga um esquema de fraude focado no desvio e na apropriação indevida do equipamento de ultrassom, que pertencia ao sistema público.
De acordo com a PC, o aparelho, após ser retirado da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi negociado com terceiros e utilizado em ambiente privado.
A investigação aponta que houve uma cadeia de intermediação na circulação indevida do equipamento, com indícios de obtenção de vantagem ilícita por meio de empresas em nome de “laranjas”.
O g1 questionou o Governo do Pará se a servidora foi afastada e solicitou posicionamento da Sespa, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Apreensão do equipamento e próximos passos
O aparelho de ultrassom já foi apreendido pela Polícia Civil (PC). Após ser encontrado em uma clínica foi restituído ao controle estatal.
A investigada responderá pelos crimes de peculato-desvio. A Polícia Civil informou que as investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a responsabilização penal.
Fonte: G1 Pará






















