O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu processos seletivos em diversos estados para as funções de brigadista e chefe de esquadrão. A oferta é de 361 vagas para atuação temporária na brigada de prevenção e combate a incêndios florestais e também em apoio operacional.
O brigadista recebe um salário mínimo, enquanto que o chefe de esquadrão ganha um salário mínimo e meio por mês.
A forma de se inscrever varia de acordo com o local de atuação,os editais estão disponibilizados no site do ICMBio por onde devem ser feito os cadastros. Não há cobrança de taxa de inscrição.
O brigadista recebe um salário mínimo, enquanto que o chefe de esquadrão ganha um salário mínimo e meio por mês. Veja a distribuição das vagas de acordo com a área de atuação:
Cáceres – Mato Grosso
São 9 vagas para brigadistas e uma para chefe de esquadrão para trabalhar na Estação Ecológica de Taiamã. As inscrições vão até 13 de maio.
Alto Paraíso – Goiás
São 38 vagas, sendo 33 para brigadistas e 5 para chefe de esquadrão para atuação no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Inscrições até 13 de maio.
Linhares – Espírito Santo
São 8 vagas, 7 para brigadistas e 1 para chefe de esquadrão. A atuação será na Floresta Nacional Goytacazes. Inscrições até 14 de maio.
Ji-Paraná – Rondônia
São 4 vagas para brigadistas para atuação na Reserva Biológica do Jaru. Inscrições até 15 de maio.
Mineiros e Chapadão do Céu – Goiás
São 19 vagas, 16 para brigadistas e 1 para chefe de esquadrão na Base Cabeceira (Mineiros) e 2 vagas para brigadistas na Base Administração (Chapadão do Céu). Inscrições até 15 de maio.
Conceição da Barra, Pinheiros – Espírito Santo
São 16 vagas para atuação na NGI São Mateus, sendo 5 para brigadistas e 1 para chefe de esquadrão na Base Rebio Córrego Grande (Conceição da Barra). 5 para brigadistas na Base Rebio Córrego do Veado em Pinheiros. E mais 5 para brigadistas na Base Flona do Rio Preto em Conceição da Barra. Inscrições até dia 15 de maio.
Mostardas – Rio Grande do Sul
São 5 vagas, sendo 4 para brigadistas e 1 para chefe de esquadrão para atuação no Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Inscrições até 15 de maio.
Pium – Tocantins
São 22 vagas para o Parque Nacional do Araguaia. 20 para brigadistas e 2 para chefe de esquadrão. Inscrições até 15 de maio.
Porto Velho e Itapuã do Oeste – RO
São 20 vagas para a Floresta Nacional do Jamari. Para chefe de esquadrão a oferta é de 1 vaga na Sede administrativa em Porto Velho – RO e 17 vagas para brigadista e 2 para chefe de esquadrão na Base Operativa em Itapuã do Oeste – RO. Inscrições até 15 de maio.
Boa Nova – Bahia
São 16 vagas para atuação no Parque Nacional de Boa Nova – BA. 14 para brigadista e 2 para chefe de esquadrão. Inscrições até 15 de maio.
Silvânia – Goiás
São 5 vagas para atuação na Floresta Nacional de Silvânia para o cargo de brigadista. Inscrições até 15 de maio.
Oiapoque – Amapá
São 16 vagas para atuação no Parque Nacional do Cabo Orange. 14 para brigadista e 2 para chefe de esquadrão. Inscrições até 15 de maio.
Amapá – Amapá
São 11 vagas para a Estação Ecológica de Maracá-Jipioca destinadas para a Base da Ilha de Maracá. 10 chances para brigadista e 1 para chefe de esquadrão. Inscrições até 19 de maio.
Tacaratu, Floresta e Inajá – Pernambuco
São 10 vagas para atuação na Reserva Biológica de Serra Negra, sendo 9 vagas para brigadista e 1 para chefe de esquadrão. Inscrições até 19 de maio.
Itamonte – Minas Gerais
São 16 vagas para atuação na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, sendo 14 para brigadista e 2 para chefe de esquadrão. Inscrições até 20 de maio.
Porto Seguro – Bahia
São 16 vagas para o Parque Nacional do Pau Brasil, sendo 14 para brigadistas e 2 para chefes de esquadrão. Inscrições até dia 20 de maio.
Monte Alegre de Minas – Minas Gerais
São 10 vagas, 9 para brigadista e 1 para chefe de esquadrão. A atuação será no Parque Nacional do Alto Cariri. Inscrições até 20 de maio.
Serrita – Pernambuco
São 10 vagas, 9 para brigadistas e 1 para chefe de esquadrão. A atuação será na Floresta Nacional de Negreiros. Inscrições até dia 20 de maio.
Mamanguape – Paraíba
São 16 vagas, 14 para brigadistas e 2 para chefes de esquadrão para atuação na Reserva Biológica Guaribas. Inscrições até 21 de maio.
Guaraqueçaba – Paraná
A oferta é de 1 vaga para brigadista para atuação no Parque Nacional do Superagui. Inscrições até 22 de maio.
Macaé – Rio de Janeiro
São 11 vagas para atuação no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, sendo 10 vagas para brigadista e 1 para chefe de esquadrão. Inscrições até dia 22 de maio.
Jequitinhonha – Minas Gerais
São 26 vagas para atuação na Reserva Biológica da Mata Escura, 24 vagas para brigadista e 4 para chefe de esquadrão. Inscrições até dia 28 de maio.
Boa Vista, Caracaraí, Amajari – Roraima
São 49 vagas distribuídas entre brigadistas e chefe de esquadrão para atuação no Núcleo de Gestão Integrada ICMBio, no Escritório de Boa Vista, Base Avançada de Caracaraí, Estação Ecológica de Maracá – Amajari, e Parque Nacional do Viruá – Caracaraí. Inscrições até 29 de maio.
Sincorá – Bahia
São 10 vagas para a Floresta Nacional Contendas, sendo 9 para brigadista e 1 para chefe de esquadrão. Inscrições até 29 de maio.
Paulo Afonso – Bahia
São 10 vagas para a Estação Ecológica Raso da Catarina, sendo 9 vagas para brigadista e 1 vaga chefe de esquadrão. Inscrições até 29 de maio.
Entre Alagoas/Bahia/Sergipe
São 6 vagas para brigadista com atuação no Monumento Natural do Rio São Francisco. Inscrições até 29 de maio.
Novo Prado, km 34 da BA-489 – Bahia
São 20 vagas, sendo 8 para brigadistas no Escritório de Prado – BA (Novo Prado) – Eco Delta e 10 para brigadista e 2 para chefe de esquadrão na Base Avançada (km 34 da BA-489) – Sierra Delta. Inscrições até 29 de maio.
Aiuaba – Ceará
São 10 vagas para a Estação Ecológica de Aiuaba, sendo 9 para brigadistas e 1 para chefe de esquadrão. Inscrições até 12 de junho.
Fonte: Concursos Brasil