Alunos e donos de autoescolas de Belém, estão reclamando de falha no sistema de atualização de dados do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Eles alegam estarem sendo prejudicados com o problema visto que o prazo do processo de emissão de habilitações se aproxima do fim.
Segundo informações repassadas a nossa redação por funcionários de uma autoescola, sete alunos que foram reprovados no exame prático de direção, precisam emitir o boleto para o reteste no site do órgão e não estão conseguindo.
Segundo os alunos o problema também acontece quando tentam fazer o agendamento de exames, e que quando procuram atendimento no órgão, são informados de um número de telefone, que segundo eles, ninguém atende.
Uma funcionária de outra autoescola também alega que tem pelo menos cinco alunos relatando o mesmo problema.
“O prejudicado é o usuário que busca o serviço e não consegue o que precisa, mas já está chegando também nas administrações dos centros de formação porque somos cobrados pelos alunos, mas não podemos fazer nada porque a atualização é pelo Detran”, relata a funcionaria.
Em nota, o Detran informou que o sistema do órgão está em fase de transição para uma nova plataforma de cobrança e por esse motivo a compensação de boletos pode apresentar certa lentidão. No entanto, o órgão informa que os prazos de vencimento de processos de primeira habilitação estão suspensos, justamente para não haver prejuízos aos usuários.
Fonte: Portal Roma News