O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) abriu vagas em cursos técnicos, voltados para quem já concluiu o Ensino Médio e também em cursos de graduação, na modalidade bacharel, licenciatura e tecnologia. As inscrições para o processo seletivo em ambas as modalidades são gratuitas e devem ser feitas de 20 de julho a 3 de agosto.
Educação profissional técnica
São 1.621 vagas ofertadas pelos campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Avançado Vigia, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Itaituba, Óbidos, Santarém e Tucuruí. As inscrições vão de 20 de julho a 3 de agosto, exclusivamente pela internet. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, com matriz curricular composta de disciplinas específicas da área profissional de cada curso, e destinam-se a alunos que concluíram do Ensino Médio ou ensino equivalente.
O Processo Seletivo Unificado Técnico Subsequente 2021.2 será composto por três fases: a primeira é classificatória e consiste nas inscrições e classificação dos candidatos; a segunda fase é eliminatória e consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos; já a terceira fase será analisada a documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados.
Graduação
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 20 de julho a 3 de agosto, exclusivamente no site. Para participar é preciso ter feito a edição de 2017, 2018, 2019 ou 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Há as opções de cursos de graduação em graus de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia. No total, são 560 vagas distribuídas entre os campi de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Breves e Castanhal, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2021, conforme o calendário acadêmico de cada campus.
Fonte: G1 Pará