O dia 30 de julho de 2021, foi uma data histórica para o município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. A cidade que tem cerca de 15 mil habitantes, e que abriga em seu território a maior hidrelétrica genuinamente brasileira, a Usina de Belo Monte, ganhou a sua primeira TV com sinal 100% digital.
Afiliada a Record Belém, a TV Vitória, pertence ao grupo WD Comunicações e está presente no município desde agosto de 2017, transmitindo diariamente um jornal local e retransmitindo a programação da Record TV sinal analógico, agora passou então a operar em HD, através do Canal HD 20.1
A festa de inauguração do novo sinal começou às 18h30 na última sexta-feira 30, e por quatro horas os telespectadores e internautas puderam participar ativamente da programação que foi transmitida da área externa da emissora.
O apresentador do Balanço Geral VTX, Felype Adms foi quem comandou a programação, que contou com a participação de convidados especiais, autoridades municipais e de artistas locais e regionais, além de comerciantes que anunciam na emissora.
As apresentações artísticas começaram com a dupla Edu e Gugu. Eles deram um show à parte numa pegada de modão sertanejo.
Em seguida foi a vez do humorista Luquinha Teixeira, mais conhecido como Luquinha Carteiro, que trouxe humor e irreverência, garantindo boas risadas.
O adolescente Alan Morais, soltou a voz em louvor a Deus.
Assim como Dayane Santos, que veio de Senador José Porfírio. Com uma voz potente, ela clamou a Deus e levou um pouco mais de música gospel.
O escritor e cantor vitoriense Demerval Almeida, popularmente conhecido como Vadinha, representou os artistas locais com sua música “Água no Gogó”.
Beth Corrêa e Welber Pinheiro, dupla bastante conhecida na região do Xingu, animou o público com uma mistura de ritmos.
A programação contou ainda com sorteio de vários brindes como ventilador, capacetes, cestas básicas e conversores digitais, que foram doados pelo comércio local e pelas autoridades presentes.
A Voz do Xingu (Com informações da TV Vitória)