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Facebook revela que uma falha na mudança de configuração derrubou as redes

Em nota, a empresa negou qualquer tipo de ataque de hackers ou vazamento de dados

Foto: Divulgação
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No final da noite de segunda-feira (4), após o caos causado pela queda de mais de seis horas do Whatsapp, Instagram e Facebook, a empresa divulgou uma nota informando que um defeito durante a alteração de suas configurações foi a causadora do apagão. As informações são do G1.

“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, declarou o Facebook, negando qualquer tipo de ataque hacker ou vazamento de dados. De acordo com eles, a falha aconteceu durante uma mudança de uma estrutura que coordena o tráfego entre os seus centros de dados, o que gerou uma sequência de erros que interrompeu a comunicação, fazendo outros centros serem afetados. Apesar da declaração, a empresa não especificou quem e se a alteração era algo planejado. 

No comunicado, eles aproveitaram para pedir desculpas aos usuários. “A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.

NOTA:

“A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.

Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente”.

Fonte: O Liberal

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