Uma carga com mais 15 toneladas de polpas de frutas diversas foi interceptada por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), nesta terça-feira (1º). A carga estava sem registro e em péssimas condições de armazenamento e transporte. A interceptação foi realizada no Posto de Fiscalização Agropecuária Jarbas Passarinho, localizado na fronteira com o Estado do Tocantins.
Os fiscais da Adepará informaram que a carga é originária do Estado da Bahia e foi autuada por apresentar irregularidades durante fiscalização, como estar sem registro e sem condições higiênicas de armazenamento e transporte. Os agentes elaboraram um auto de infração e a sanção administrativa de rechaço dando ordem de retorno à origem.
“Sempre orientamos que o consumidor tenha conhecimento da origem do produto, para que saibamos se ele foi produzido, transportado e acondicionado de acordo com as normas sanitárias, pois essas condições influenciam diretamente na qualidade do produto final. E, o que garante todo esse processo, desde a origem até o compra do produto, é justamente a certificação conferida pelos selos dos órgãos competentes”, explica o fiscal estadual agropecuário, o engenheiro agrônomo, Aldernei Simor, responsável pela ação.
Qualidade – De acordo com a Adepará, o objetivo das ações nos postos de fiscalização agropecuários é o de garantir que consumidor tenha ofertas de produtos e subprodutos, de origem vegetal e animal, com qualidade e sem risco à saúde pública.
As fiscalizações fixas e móveis são de extrema importância para manter a regularização sanitária e a rastreabilidade dos pescados que transitam no território paraense. Os Postos de Fiscalização têm como função principal a de barreira sanitária para o estado, o que contribuiu para salvaguar o agronegócio paraense, para um comércio justo.
“(A fiscalização) É também uma forma de proporcionar as condições a quem não mede esforços para estar em acordo com as legislações sanitárias e de comercio”, avalia o fiscal agropecuário Aldernei Simor.
Para ter garantia de que um produto foi fabricado em um estabelecimento registrado e em boas condições de higiene e conservação, o consumidor deve conferir os selos de inspeção impressos no rótulo das embalagens, são eles:
-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da ADEPARA
-Produto Artesanal da ADEPARA
-Serviço de Inspeção Federal (SIF)
-Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI)
SERVIÇO
A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência (www.adepara.pa.gov.br) há os contatos dos escritórios das regionais e os telefones da sede são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é o (91) 99392-4264.
Fonte: Agência Pará