A Polícia Federal comunicou nesta sexta-feira, 15, que vai realizar a operação “Guardiões do Bioma”, com a participação do Ministério da Justiça do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Força Nacional para combater a invasão e proteger os indígenas do território Xipaya, em Altamira, no sudoeste do Pará.
Segundo informações da agência Amazônia Real, outras lideranças indígenas da região viram a balsa dos garimpeiros navegando no Rio Iriri em direção à Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, fronteira com a Terra Indígena Xipaya e a Terra Indígena Cachoeira Seca, do povo Arara.
Além disso, a Frente Parlamente Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas na Câmara dos Deputados acionou o Ministério de Estado da Justiça e Segurança Pública alertando sobre o conflito eminente na região.
De acordo com a Amazônia Real, a Terra Indígena Xipaya foi homologada em 2012 com 179 mil hectares.
ENTENDA
Na noite de quinta-feira, 14, uma indígena da aldeia Karimãa, localizada em Altamira, sudoeste paraense, denuncia nas redes sociais a invasão de garimpeiros armados, neste momento no Território Indígena Xipaya, e ameaçam de morte as comunidades.
A primeira cacica Juma Xipaya, publicou um vídeo no Twitter e pede ajuda urgente das autoridades, pois, segundo ela teme que haja um conflito armado.
Com informações da agência Amazônia Real.