Destaques

Belo Sun: Justiça mantém suspenso o licenciamento para projeto de extração de ouro no Pará

Justiça suspendeu a licença de instalação da mineradora canadense "até que sejam supridas todas as etapas necessárias para correta mensuração de seus impactos para as comunidades atingidas".

Continua após a publicidade

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve suspenso, por tempo indeterminado, o licenciamento da empresa Belo Sun para execução de projeto minerário na região da Volta Grande do Xingu, no Pará. O julgamento ocorreu na última segunda-feira (25).

Estava previsto o julgamentos de dois processos pelo TRF-1, um da anulação da licença da Belo Sun emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e outro que defende que o licenciamento seja feito na esfera federal, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com as decisões, segue vigente o julgamento de 2017, do próprio TRF1, que suspendeu a licença de instalação da mineradora “até que sejam supridas todas as etapas necessárias para correta mensuração de seus impactos para as comunidades atingidas”.

Continua após a publicidade

Justiça julga dois processos do MPF

No primeiro processo, o MPF pedia “a anulação total da licença emitida pela Semas, entendendo que os princípios que devem ser seguidos em consultas prévias não foram atendidos pela empresa canadense”.

Porém, o pedido do MPF não foi acolhidos pelo Tribunal, “que argumentou não existir regulamentação específica que exija que a participação dos indígenas ocorra”, obrigatoriamente, antes da fase da licitação. Já o segundo processo, de federalização, foi retirado de pauta no julgamento .

Para o MPF, os impactos causados pelos empreendimentos da mineradora Belo Sun e da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na região “indicam que a causa deve ser resolvida na esfera federal, uma vez que a legislação ambiental determina que obras e empreendimentos que possam causar impactos regionais graves devem ser licenciados pelo órgão federal e não pelos estaduais.

A Justiça entendeu que é necessária nova apreciação dos autos por todas as partes envolvidas antes de prosseguir com o julgamento.

Continua após a publicidade

Fonte: G1 Pará

Comunidade

Comentários

Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.

Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito.

Escreva seu comentário

O autor responde pelo conteúdo enviado. A Voz do Xingu pode moderar ou remover comentários incompatíveis com as regras, sem prejuízo das obrigações previstas em lei.


Continua após a publicidade
Resultados oficiais

Loterias

Fonte: Loterias CAIXA. Resultados armazenados em cache por 30 minutos.

Você não pode copiar conteúdo desta página