A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional Pará (Abrajet/Pará) deu posse aos novos diretores da entidade para o biênio 2022-2024, na primeira reunião de trabalho com a participação de representantes do trade turístico, entidades governamentais e empresários locais, na noite de quinta-feira (22 de dezembro), no Porto Ver-o-Rio, em Belém.
Ao som dos teclados do jovem músico Gustavo Magno, a reunião foi coordenada pela nova presidente, jornalista Tânia Monteiro, com a participação do vice, Nilton Guedes; da diretora de Projetos Especiais, Julie Rocha, e do secretário executivo, Júlio Souza.
A nova diretoria é composta ainda pelo fotojornalista Fernando Nobre (Diretor Administrativo e Financeiro), jornalistas Benigna Soares (Diretora de Comunicação), Wilson Soares (Diretor de Imagem) e Carlos Pará (Diretor de Relações Públicas) e o cinegrafista Francisco Chagas (Diretor de Promoção e Eventos).
Ao falar das novas propostas, que incluem reorganização da entidade, fomento a projetos para participação em editais, busca de parcerias institucionais, de forma a intensificar a divulgação do turismo paraense, a presidente Tânia Monteiro destacou a importância da abertura a novos associados e da valorização de seus canais de divulgação turística.
“Somos profissionais experientes e muitos com canais que podem contribuir em muito para divulgar o turismo no Pará, espaços estes que precisam ser valorizados”, comentou ela, ao anunciar os novos sócios da entidade, as jornalistas Cristina Nascimento, Cláudia Águila e o fotojornalista Jaime Souzza.
Criação de produtos com selo da Abrajet/Pará, voltados à divulgação do potencial turístico, como exposições e mostras fotográficas para participação em feiras e eventos de turismo do setor, também são metas desta gestão.
POSTAIS DO PARÁ
O projeto “Postais do Pará” foi apresentado na sequência pela diretora de projetos especiais, Julie Rocha, ao informar que a primeira proposta elencada pela nova diretoria tem como meta “movimentar as redes da entidade com a participação de associados e internautas de todo o Brasil, estimulando a divulgação de imagens turísticas nos quatro cantos do Pará”.
Os interessados em participar devem enviar fotos relacionadas a gastronomia, cultura, patrimônio e belezas naturais do Pará, em boa resolução e qualidade aceitáveis para as redes sociais, com uma descrição das imagens e os créditos do autor, marcando #postaisdoPara no Instagram e Facebook da Abrajet/Pará ou ainda enviando o material para publicação pelo e-mail [email protected].
TURISMO PELO PARÁ
Representando a região do Oeste Paraense, o associado Emanuel Júlio falou um pouco de sua trajetória do projeto “Turismo Aqui pelo Pará”, falando das dificuldades e acertos de jornada que deu início no dia 19 de dezembro para percorrer até o dia 31 de janeiro cerca de 30 municípios paraenses.
Entre os convidados que prestigiaram o evento, o professor da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará, Álvaro do Espírito Santo, destacou a importância da existência da entidade e desejou uma gestão participativa e atuante.
Também marcaram presença a empresária Ângela do Espírito Santo, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-Pará), Edna Rocha; o presidente da Associação de Micro Empreendedores Individuais Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Icoaraci, Fabrício Modesto; Victor Meireles, representando a comunicação da Agência Distrital de Icoaraci e Jorge Moraes, consultor da Master Clin.
PARCERIAS
Em nota, o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Aroldo Carneiro, representado no evento pela assessoria de comunicação, destacou a importância da entidade para a divulgação do turismo e disse estar de portas abertas para dialogar sobre propostas de parcerias interinstitucionais.
Ele lembrou ainda que a Ioepa já é parceira da entidade com a impressão de materiais que contribuíram para a divulgação do carro-chefe da entidade, o Prêmio de Jornalismo de Turismo Comendador “Joaquim Marques dos reis”, em feiras e eventos nacionais de turismo, em 2019, como a Expo ABAV e o Festival de Turismo de Gramado.
A Abrajet já existe há 16 anos no Pará sempre cumprindo com êxito a sua missão ao lado da Abrajet Nacional com 66 anos de fundada.
Texto: Divulgação/Julie Rocha
Foto: Victor Moraes
Ascom/Ioepa