Search
Close this search box.

Procissão Fluvial de São Sebastião fortalece turismo religioso em Altamira

SEMTUR vai incluir a festividade centenária no calendário anual de promoção turística do município

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Altamira está apoiando as festividades do centenário de São Sebastião, realizadas pela Diocese de Xingu e Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Por meio da Lei nº 3.421, de 27 de dezembro de 2022, o prefeito municipal, Claudomiro Gomes, declarou como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Município de Altamira (PA), a festividade de São Sebastião, padroeiro do município.

No último sábado (07), Eliana Couto, secretária de Turismo do município, acompanhada de profissionais das coordenações de Marketing e de Turismo, participaram da Procissão Fluvial, que integra a programação oficial do centenário.

Foto: Benigna Soares – SEMTUR – Altamira

“Nosso objetivo é contribuir com a promoção desse importante evento para que se fortaleça também como um produto do segmento do turismo religioso de Altamira”, afirmou Eliana, ao lembrar que a festividade secular expressa a história e a cultura altamirense e que a Procissão Fluvial valoriza o rio Xingu enquanto atrativo do turismo de natureza da região.

Foto: Benigna Soares - SEMTUR - Altamira
Foto: Benigna Soares – SEMTUR – Altamira
Secretária de Turismo, Eliana Couto e o Padre Hortêncio – Foto: Benigna Soares – SEMTUR – Altamira

Padre Hortêncio, pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus, considerou importante o apoio da Prefeitura para os festejos e que a iniciativa da Secretaria de Turismo (SEMTUR) de incluir o evento no calendário de promoção turística de Altamira é muito relevante para fortalecer essa importante manifestação religiosa e cultural.

Foto: Benigna Soares – SEMTUR – Altamira

Sebastiana Pereira da Silva, de 65 anos de idade, participou da procissão por um motivo especial:  nasceu em 20 janeiro. “Uma honra para mim nascer no dia de São Sebastião”, conta a devota que se mudou de Deodápolis (MS) para Altamira em 1978 e fez questão de levar na romaria a imagem do santo italiano, que ganhou de uma amiga de Igarapé-Açu.

Programação – Ainda constam na programação do Centenário de São Sebastião inúmeras programações. Em 20 de janeiro, oficialmente o Dia de São Sebastião, o município deve contar com cerca de 5 mil romeiros e turistas em procissão, a partir das 17 horas, nas principais ruas do Centro da cidade. Dia 21, uma programação esportiva foi organizada, com provas de natação, travessia do rio Xingu, corrida de rua e canoagem.  São as Provas de São Sebastião.

Por Benigna Soares – Coordenadora de Marketing da SEMTUR – Altamira

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *