Um evento promete levar aos paraenses produtos com preço abaixo do mercado. Com ações em vários pontos da cidade, a 17ª edição do Feirão do Imposto, começa nesta quarta-feira, 22, e vai até o próximo domingo tendo como tema “Menos é Mais”.
Mais de 40 estabelecimentos comerciais oferecerão seus produtos sem impostos: do material de construção à pizza, passando por roupas, calçados e acessórios. O objetivo do evento é conscientizar a população acerca da elevada carga tributária que incide em toda e qualquer transação comercial ocorrida em território nacional. Mais da metade do preço dos combustíveis, por exemplo, corresponde a impostos.
O Feirão do Imposto é uma iniciativa do Conselho de Jovens Empresários (Conjove), da Associação Comercial do Pará (ACP). De acordo com os levantamentos feitos pela entidade, um perfume importado comercializado do Brasil, por exemplo, tem 78,99% de imposto sobre o seu valor, um smartphone, tem 68,53%, já as maquiagens, 69,76%. Conforme explica o coordenador do Feirão, Cláudio Noronha, o objetivo do evento é mostrar para a sociedade o quanto os governos arrecadam no Brasil com cada tributo. “As pessoas não têm noção exata de quanto pagam de imposto, que é uma incidência gigante. Hoje, há produtos que quase todo o seu valor é de tributos. A gasolina, por exemplo, mais de 60%”, observa.
A abertura do Feirão do Imposto 2019 para o público em geral, será em um shopping center, localizado na avenida Visconde de Souza Franco, no Reduto. A tradicional venda de gasolina sem imposto será num posto localizado na Pedro Alvares Cabral, durante a manhã do sábado (25). Três mil litros serão colocados para comercialização. Serão distribuídas 150 fichas, limitando o consumidor a 20 litros cada.
O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina com o propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012, teve mais uma conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente, capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto é realizado em 24 estados e mais de 100 cidades do Brasil.
Programação
A programação do Feirão começa nesta quarta-feira, 22, com a abertura, a partir das 19h, no Shopping Boulevard, na avenida Doca de Souza Franco, em Belém. Na quinta-feira, 23, a partir das 19h, acontece evento na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), com jovens empreendedores falando sobre tributação e empreendedorismo.
No mesmo dia, o pub Black Dog, na rua Bernal do Couto, 791, vai oferecer chope sem imposto, das 18h às 22h, e as lojas parceiras do evento no shopping Boulevard também estarão desoneradas de tributação até o final do evento. Já na sexta-feira, 24, será comercializado pão careca sem imposto no supermercado Almirante, na avenida Almirante Barroso, em São Brás, das 6h às 20h; e Pizza Sem Imposto, na pizzaria Hut da avenida Governador José Malcher, das 16h às 23h.
No sábado, 25, o posto Dallas, da avenida Pedro Álvares Cabral, também venderá gasolina e cerveja sem imposto (o consumo da bebida alcóolica não poderá se dar no local da venda). Na mesma data, será oferecida feijoada livre de tributação na Arena Vindi durante o almoço, na avenida Almirante Tamandaré, 206 e refeição sem imposto no serviço delivery oferecido pelo restaurante Santé Comida Saudável, das 11h às 22h. Por fim, serão comercializados materiais de construção sem impostos, na loja Jurunense da BR-316.
Produtos com as maiores taxas tributárias
Perfume Importado: 78,99%
Smartphone Importado: 68,76%
Maquiagem: 69,53%
Gasolina: 61,95%
Moto (acima de 250CC): 64,65%
Fonte: Portal Roma News