Search
Close this search box.

Professor da UFPA em Altamira lança livro “Estudo das Obras Política de Aristóteles e O Príncipe de Nicolau Maquiavel”

Continua após a publicidade

A obra ajudará ao leitor/leitora a refletir a partir das características dos diferentes tipos de regimes e das estratégias e práticas por eles utilizadas e que um regime não democrático se mantêm no poder à custa de muitas mentiras (Fake News) e arbitrariedades.

A obra “Estudo das Obras Política de Aristóteles e O Príncipe de Nicolau Maquiavel” é resultado de pesquisas realizadas pelo professor Paulo Jorge de Morais Ferreira e sugere uma reflexão sobre o cenário político brasileiro baseado em visões de dois importantes filósofos. O livro foi construído a partir de um trabalho realizado no período de 2018 a 2020, uma parceria entre 3 instituições acadêmicas (UFPA, CEFEP e PUC-Rio).

Paulo Jorge é membro da Academia Altamirense de Letras, da geração dos membros fundadores, criada em 2010. Tem 4 obras publicadas, uma delas em processo de reedição. Sua mais nova publicação, a atual obra que vimos mencionando, tem uma proposta voltada, principalmente, ao público jovem formado por estudantes do ensino médio.

“O que me motivou a publicar essa obra foi a problemática vivida em 2015 com relação a uma campanha plebiscitária para uma Reforma Política através da criação de uma Assembleia Constituinte. Era véspera do golpe de 2016, que tirou do poder a presidente Dilma Rousseff. Pensei que seria interessante fazer uma pesquisa na área da filosofia política e selecionar dois autores conhecidos que pudessem ajudar a entender melhor o cenário político brasileiro contemporâneo”, explica o autor.

Paulo Jorge pode nos conduzir a uma leitura e uma abordagem dos fatos políticos, quanto à utilização de mecanismos não democráticos e de estratégias, por exemplo, entre outras, da disseminação generalizada de notícias falsas, cujo papel tem sido destrutivo na percepção dos brasileiros com relação à condução da política nacional. “Como há muita desinformação em nosso país e muitos valores estão sendo subvertidos, eu me propus a retratar um perfil de pensadores ou pensamentos que nos reposicionassem diante da realidade que estamos vivenciando. A partir da ajuda deles distinguir o joio do trigo, o verdadeiro do falso, implicitamente as Fake News dos fatos.”

Biografia do Autor:

O autor tem 64 anos. Nasceu em Belém do Pará, na Beneficente Portuguesa, filho de pais portugueses imigrantes. Foi batizado na Basílica Nossa Senhora de Nazaré. Antes de 2 anos de idade, sua mãe retornou à Portugal onde ele morou até aos 25 anos. Em 1982 decidiu voltar a Belém, mas voltou novamente a Portugal. Só veio em definitivo ao Brasil no ano de 1986, quando foi morar no interior do Ceará, num vilarejo denominado São Luiz de Ibaretama, próximo a Quixadá. Em 1987 moraria no Bairro do Anil, na capital maranhense. Em 1988, em Zé Doca, interior do Maranhão e, em 1989, mudou-se para o Pará e conheceu a Transamazônica, região onde vive há 33 anos, cenário de suas pesquisas acadêmicas.

Paulo Jorge de Morais Ferreira é graduado em Jornalismo pela Escola Superior dos Meios de Comunicação Social, de Lisboa – Portugal. Também tem graduação em Filosofia e é licenciado em Letras pela Universidade Federal do Pará. Tem especialização em Língua Portuguesa e Análise Literária (UEPA); mestre em Letras (UFPA) e doutor em Teoria da Literatura (UFPE). Em seu currículo acadêmico também constam Especialização em Formação Política para Cristãos Leigos (CEFEP/PUC-RJ) e pósdoutorado pelo Centro de Estudos Africanos, (UEM), de Moçambique.

Serviço:

Lançamento da Obra “Estudo das Obras Política de Aristóteles de O Príncipe de Nicolau Maquiavel”

Data: 18 de março de 2023 (sábado)

Horário: 19h30

Local: Auditório da Casa da Memória Transxingu – Endereço: Av. João Pessoa, 978 – Centro – Altamira

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comments 1

  1. ESDRAS says:

    A BOLHA UM DIA VAI ESTOURAR E VERÁS A VERDADEIRA VERDADE DE TUDO QUE SE DIZ VERDADE. CERTEZA MESMO É SABER QUE UM DIA TODOS ESTAREMOS FRENTE A FRENTE DA VERDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *