Search
Close this search box.

FORTXINGU desenvolve estratégias para fortalecer o turismo no Xingu e Transamazônica

Participação em eventos, nova identidade visual e realização de famtur estão na lista de prioridades da instância de governança que reúne representantes dos setores públicos, privados e da sociedade civil organizada.

Foto: Raphaela Fernandes - FortXingu
Foto: Raphaela Fernandes - FortXingu
Continua após a publicidade

Focados nos últimos preparativos para participar da FITA 2023 – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que acontece em junho em Belém (PA), e na realização de outras ações que impulsionam a cadeia produtiva regional, os membros do Fórum de Turismo da Região Xingu (FORTXINGU) apostam em famtur, investem em uma nova identidade visual e principalmente na ampliação de parcerias para fortalecer o turismo nos 10 municípios que integram o Fórum.

Com esse direcionamento, no último dia 25, no município de Medicilândia, foi realizada a 15° Reunião Ordinária do FORTXINGU, quando, entre outras deliberações, os representantes aprovaram a nova logomarca da instância de governança que, entre outras atribuições, é protagonista da regionalização do turismo nos municípios do Xingu e Transamazônia. Cacau, peixes, rios, símbolos dos povos tradicionais, BR-320 (Transamazônica), ilhas, e outros elementos que expressam a geografia, cultura e tradições regionais, foram aplicados na logomarca do FORTXINGU, que deverá ser usada como nova identidade visual turística pelo trade dos municípios.

Participação na Fita e Famtur são estratégias para promover o Xingu

Fita é a vitrine de promoção, divulgação e comercialização dos produtos turísticos da Amazônia Legal brasileira e internacional.

Eliana Couto, secretária de turismo de Altamira e presidente do FORTXINGU, informa que a participação do maior município do Brasil, terceiro maior do mundo, na Fita, já está confirmada e será mais uma oportunidade para as regiões turísticas mostrarem a força do turismo paraense aos buyers e suppliers convidados de outros estados e países para o evento que ocorre de 15 a 18 de junho na capital do Pará. 

“Nossa proposta de participação na FITA, mais uma vez, está em sintonia com a do Governo do Pará, que desde que criou esse maior evento de promoção turística do Pará, em 2002, tem como objetivo reafirmar o compromisso de promover e integrar os destinos e atrativos turísticos, atrair operadores e agentes de viagem e fomentar o turismo na Amazônia”, afirma Eliana.

A Fita, que nesta 11ª edição terá como tema o “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”, será aberta oficialmente no dia 15 de junho, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, com vasta programação técnico-científica, palestras-show, atrações musicais, networking e compartilhamento de conhecimentos, ao longo de todo o evento, que contará com vários estantes e espaços de experiências sobre o turismo na Amazônia Legal brasileira e Amazônia Internacional. 

A secretária de turismo de Vitória do Xingu e vice-presidente do FORTXINGU, Hellen Luana Barbosa da Silva, também está organizando a participação do município na FITA. Durante a 15ª reunião do Fórum, Hellen apresentou uma proposta de realização de FAMTUR, viagens de familiarização de agentes e operadores de turismo, para apresentação de roteiros compartilhados entre os municípios do Xingu e Transamazônica. Os famtur´s, assim como as ações de press trip, permitem que os formadores de opinião, potenciais emissores ou incentivadores de fluxos turísticos, façam imersões nos destinos e, a partir do que vivenciam, possam se sentir seguros para comercializar e recomendar aos mercados nacionais e internacionais os produtos formatados com excelência e mais atraentes aos visitantes. 

Logomarca do FORTXINGU é representada pelas cores e simbologias dos povos tradicionais, do agronegócio, flora, fauna, rios, Transamazônica e outros elementos atrativos ao turismo.

ABRAJET PARÁ NO FORTXINGU – Hellen também apresentou a Carta de Intenções da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET PARÁ), se candidatando para fazer parte do FORTXINGU. A proposta foi aceita por unanimidade e o representante da imprensa especializada no Fórum será o abrajeteano Wilson Soares de Oliveira, editor chefe dos sites Visit Xingu e A Voz do Xingu, colaborador da Tv Record na Região. Jornalista premiado nacionalmente, Wilson é o atual Diretor de Imagens da Abrajet Pará e Diretor Regional Norte da Abrajet Nacional, entidade criada há mais de 60 anos no Brasil e com mais de 500 associados atuando na divulgação do turismo no Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai e outros países. No Pará, existe cerca de 17 anos e entre outras iniciativas, em parceria com o Governo do Estado, idealizou em 2006 o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”.

“No mundo conectado de hoje, a participação de um profissional de comunicação no FORTXINGU é indiscutivelmente importante. Contar com uma entidade aliada, que propague e leve a Região Xingu para as rodas de discussões e pautas é colocar a Região como merecedora de atenção e de investimentos públicos e privados”, afirma Hellen, para quem a Abrajet é uma associação que trata o turismo com muito respeito, defendendo valores sustentáveis para políticas públicas no turismo. 

“Termos a Abrajet com uma cadeira no FORTXINGU é esperar incentivo de qualidade, parcerias certeiras, divulgação de bons conteúdos e grande intercâmbio de ideias.”, destaca a gestora municipal de Vitória do Xingu.

“Para nós, da Abrajet, é muito importante essa oportunidade de podermos contribuir com o desenvolvimento regional a partir da promoção, divulgação e estratégias de marketing aplicadas ao  turismo nos 10 municípios que integram o FORTXINGU”,  afirma Tania Monteiro, presidente da Abrajet Pará.

“Atuamos na comunicação nesta Região há algumas décadas e o turismo sempre esteve em nossa pauta. Nossa adesão ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Altamira este mês e agora ao Fórum de Turismo da Região Xingu reforçam nosso compromisso com a comunicação colaborativa com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma Wilson Soares, mais novo membro do COMTUR, em Altamira, e do FORTXINGU. 

Eventos para impulsionar o turismo – O município sede da 15ª Reunião Ordinária do FORTXINGU foi Medicilândia, considerada “a capital do cacau” e o receptivo dos membros do Fórum foi organizado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SECTUR).  Medicilândia se prepara para a realização de importantes eventos nos próximos meses, entre os mais importantes estão o XI Chocolat Xingu 2023 e Chocolat Belém 2023, festivais voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do cacau. O XI Chocolat Xingu vai ocorrer de 31 de julho a 06 de agosto, no Parque de Exposição Ubaldino Kruger de Medicilândia. 

Cacau e chocolate são representantes do agronegócio e impulsionam o turismo no Xingu e Transamazônica.

Outros eventos estão na programação dos 10 municípios das regiões do Xingu e Transamazônica. De 15 a 18 de junho Altamira também aposta no agronegócio para fortalecer o turismo, ao realizar a segunda edição do Chocolat Festival Xingu, no Centro de Eventos da cidade.  

Porto de Moz, também forte no segmento de turismo de natureza, já começou a divulgar o “Encontro das Águas”, manifestação cultural retratada por um “duelo” entre os rios Xingu, no Pará, e o Amazonas, no Estado do Amazonas, simbolicamente representados pelas figuras de um jacaré e de uma onça, animais característicos da Amazônia.

Fonte: Site Rede Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *