Dois homens foram encontrados mortos na manhã da última segunda-feira, 31 de julho de 2023, vítimas de uma descarga elétrica. A fatalidade aconteceu no travessão do km 110 norte, a cerca de 60km da faixa da BR-230, na região de Medicilândia, sudoeste do Pará. As vítimas identificadas como Elielton Lima e Josimar Alves de Jesus estavam em uma motocicleta e teriam morrido após encostar nos fios da rede de energia que abastece aquela região. Mas só o resultado da perícia deverá identificar como tudo aconteceu.
Os corpos dos dois homens foram removidos ainda na segunda-feira por uma equipe do Instituto Médico Legal de Altamira, para a realização dos exames cadavéricos.
Outra vítima
No ano passado, um homem também morreu eletrocutado neste mesmo travessão por um fio de alta tensão. Após o fato, moradores daquela localidade chegaram a fazer uma manifestação denunciando que em alguns pontos da vicinal, os fios da rede de alta tensão estavam a menos de dois metros de altura. Após as denúncias, a concessionária de energia corrigiu o problema, em alguns pontos do travessão.
Em nota, a Equatorial Energia Pará lamentou profundamente o incidente que vitimou os dois homens, no município de Medicilândia.
A Equatorial também disse que está à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações do ocorrido.
A empresa reforçou que a rede de energia que provocou a fatalidade é uma ligação clandestina feita por terceiros. Pessoas não habilitadas jamais devem realizar qualquer tipo de intervenção na rede elétrica. A prática pode ocasionar acidentes fatais.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu