A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta terça-feira (26) o balanço da Operação de Natal 2023, realizada entre 22 a 25 de dezembro nas estradas e rodovias federais do Pará. Ao todo, foram nove acidentes, sendo três considerados graves e com mortes de oito pessoas. Entre as vítimas estavam uma criança de 2 anos, um casal e dois policiais militares.
O acidente que vitimou os cinco ocorreu no sábado (23 dezembro), entre uma viatura da Polícia Militar do Pará e um carro de passeio, onde a família estava. A colisão foi na BR-010 em Aurora do Pará. Eles foram sepultados no domingo (24/12) e na segunda-feira de Natal (25).
As causas do acidente são investigadas. A suspeita é que a picape tenha sido atingida por trás por outro veículo, perdido o controle e batido de frente na viatura.
A família de Ipixuna do Pará foi velada Colégio Santa Rita em Mãe do Rio, região nordeste do Pará. O motorista da picape, Elias Macedo, de 39 anos, a mulher dele, Luana Mesquita, de 28 anos, ea filha do casal Luma Mesquita de Jesus, de 2 anos, morreram no local.
“Agora é levantar a cabeça e pedir para Deus confortar nossos corações, não só os nossos, mas também das outras famílias que foram afetadas”, declarou Emerson Lacerda, irmão de uma das vítimas.
Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte de dois policiais no acidente. O corpo do soldado Igor Miranda Fidelis, foi velado e enterrado no cemitério municipal de Paragominas, região nordeste do Pará.
O outro policial militar, Anderson Douglas Chaves do Reis foi velado no município de Imperatriz, no Maranhão. Outros dois policiais ficaram feridos.
Grava acidente é registrado em Aurora do Pará. — Foto: Reprodução/Redes sociais
Além das cinco mortes na BR-010, outras três mortes foram registradas PRF. Duas delas foram no último domingo (24), véspera de natal, quando o carro em que estavam foi atingido por um caminhão no km 128 da BR-316, em Nova Timboteua, no nordeste do Pará.
Nas fiscalizações, a PRF realizou ainda 829 testes de alcoolemia (bafômetro), com um total de 28 condutores autuados, sendo 13 por dirigir sob influência de álcool e 15 pela recusa ao teste.
Apenas neste período de natal, 1.206 veículos e 1.363 pessoas passaram pela fiscalização do órgão que identificou uma redução de 30% no número de acidentes e 40% no número de acidentes graves.
Outros flagrantes também foram vistoriados, como:
– 109 casos de ultrapassagens indevidas
– 62 condutores que não estavam utilizando capacete
– 35 veículos onde não utilizavam o cinto de segurança
– 12 autuações pela falta do uso de cadeirinhas para crianças
Além disso, ainda houve ações de combate à criminalidade, onde 25 pessoas foram detidas. Dessas, 3 foram por alcoolemia, 4 por mandados de prisões em aberto e 18 por outros crimes. Outros 4 veículos com restrição de furto e roubo também foram recuperados.
A operação deve seguir neste próximo final de semana que antecede a virada de ano com previsão até o final do carnaval em todo o Estado.