Iniciam nesta sexta-feira, 25, e vão até o dia 13 de novembro, as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O edital oferta vagas para Belém, Ananindeua, Santarém, Bragança e Tucuruí. E, especificamente, para a Área Profissional em Saúde, há vagas somente para Belém. As inscrições para o processo seletivo são online ,por link.
Os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde são voltados para enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, biomédicos, educadores físicos (Bacharel) e fonoaudiólogos. Já os Programas de Residência em Área Profissional em Saúde são destinados a enfermeiros e cirurgiões dentistas.
As Residências Multiprofissionais em Saúde oferecerão 166 vagas, distribuídas por categoria profissional e áreas de concentração, sendo 93 para Belém, 33 para Santarém, 10 para Ananindeua (Saúde da Mulher e da Criança), 10 para Bragança (Estratégia Saúde da Família) e 20 para Tucuruí (Atenção à Saúde Mental e Saúde da Família com Ênfase em Redes de Atenção à Saúde). Os Programas de Residências Uniprofissionais em área de concentração: Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Enfermagem Oncológica, Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva e Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica, irão oferecer 11 vagas, para Belém.
As Residências, para início no ano de 2025, são disponibilizadas pelo CCBS em parceria com Hospitais Associados como a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua e Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, no município de Bragança. Os residentes receberão bolsa dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde, por meio do Ministério da Saúde (MS), fixada no valor de R$ 4.106,09.
A Uepa observa que, para participar do processo seletivo, os candidatos devem conhecer todas as regras do edital e ter curso de graduação em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou diploma revalidado por universidade pública e brasileira, de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU).
Carga horária e inscrições
As Residências Multiprofissionais e em Área Profissional constituem-se em ensino de pós-graduação Lato Sensu, com carga horária de 60 horas semanais. O candidato terá que fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 300, até o dia 14 de novembro.
A solicitação de isenção do pagamento da taxa para Pessoas com Deficiência (PcD) e pessoas com hipossuficiência econômica que estejam inscritas no Cadastro Único, pode ser feita até 31 de outubro.
A seleção será composta de duas etapas, sendo a primeira etapa a prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. A prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório será realizada no dia 15 de dezembro nos municípios de Belém, Santarém e Tucuruí.
Aos candidatos aptos à 2ª etapa do processo seletivo, será feita a análise do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado em 19 de fevereiro de 2025 e as aulas estão previstas para iniciar no mês de março de 2025. Outras informações no edital no site da Uepa.
Serviço:
Período de inscrições: 25/10 a 13/11/2024
Período para pagamento da taxa de inscrição: 25/10 a 14/11/2024
Período de solicitação de isenção para pessoas com hipossuficiência econômica e Pessoas com Deficiência (PcD): 25/10 a 31/10/2024
Texto de Diane Maués / Ascom Uepa CCBS