Destaques

Suspeito de roubar gado apreendido na Terra Indígena Apyterewa é preso pela PF no Pará

Segundo a PF, os roubos investigados nesta segunda fase da operação teriam ocorrido em julho e setembro de 2024.

PF prende suspeito de roubo de gado apreendido, no Pará. — Foto: Divulgação/PF
Continua após a publicidade

Um homem foi preso e materiais foram apreendidos nesta quinta-feira (30/1), pela Polícia Federal, durante a segunda fase da operação Abigeatus, na zona rural de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará.

Os alvos da operação são pessoas suspeitas de roubar gado apreendido da Terra Indígena (TI) Apyterewa. Após determinação do Supremo Tribunal Federal, os gados criados ilegalmente na área indígena foram apreendidos pelos agentes de segurança.

Os animais permanecem até o momento dentro da Terra Indígena (TI) Apyterewa, à espera de destinação dada pela Justiça. Entre os bens apreendidos nesta quinta estão aparelhos celulares.

Continua após a publicidade

Investigação

Segundo a PF, os roubos investigados nesta segunda fase da operação teriam ocorrido em julho e setembro de 2024.

Na ação criminosa de setembro, a vegetação no caminho foi queimada a fim de dificultar a recuperação dos animais pelas equipes da Funai, Ibama e Força Nacional.

Uma ponte de madeira, logo após a saída da TI, próximo à Vila São Francisco, foi serrada, também como forma de sabotagem, e tiros foram disparados contra os servidores.

A primeira fase da operação ocorreu em junho de 2024 e, na ocasião, um mandado de busca e apreensão foi cumprido.

Continua após a publicidade

As investigações prosseguem no sentido de identificar todos os envolvidos nas ações criminosas, informou a PF.

Com informações do G1 Pará.

Comunidade

Comentários

Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.

Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito.

Escreva seu comentário

O autor responde pelo conteúdo enviado. A Voz do Xingu pode moderar ou remover comentários incompatíveis com as regras, sem prejuízo das obrigações previstas em lei.


Continua após a publicidade
Resultados oficiais

Loterias

Fonte: Loterias CAIXA. Resultados armazenados em cache por 30 minutos.

Você não pode copiar conteúdo desta página