Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeita e vice de Abaetetuba, no Pará, por abuso de poder político

Decisão aponta uso de recursos públicos em evento com shows e distribuição de material de campanha durante o período eleitoral.

Prefeita de Abaetetuba Francinete Carvalho (PSDB), e vice Edileuza Viegas Muniz — Foto: TRE-PA
Prefeita de Abaetetuba Francinete Carvalho (PSDB), e vice Edileuza Viegas Muniz — Foto: TRE-PA
Continua após a publicidade

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos da prefeita de Abaetetuba, Francineti Maria Rodrigues Carvalho (PSDB), e da vice-prefeita, Edileuza Viegas Muniz (PT). A decisão foi proferida pelo juiz Rafael Alvarenga Pantoja, da 7ª Zona Eleitoral, e divulgada na segunda-feira (23/6).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), houve abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2024.

NotíciasRelacionadas

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O g1 entrou em contato com a prefeitura de Abaetetuba para um posicionamento sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Segundo a sentença, a chapa cometeu irregularidades ao promover um evento com características de showmício, utilizando recursos públicos. A prática é proibida pela legislação eleitoral.

Além da cassação dos diplomas, a decisão estabelece que as duas fiquem inelegíveis por oito anos e paguem multa no valor de 50 mil UFIR, o teto máximo previsto em casos do tipo.

A denúncia foi apresentada pela coligação “A Mudança Começa Agora” e pelo candidato Adamor Dias Bitencourt. Segundo a ação, o evento contou com shows da banda Fruto Sensual e da cantora Valéria Paiva, além da distribuição de materiais de campanha, como camisetas, bandeiras e itens com slogans eleitorais. O uso de recursos públicos para financiar a estrutura também foi destacado como irregularidade.

Fonte: G1 Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página