Um fenômeno no céu chamou a atenção de moradores de Juruti, município com cerca de 56 mil habitantes no oeste do Pará. A formação de nuvens em forma de “onda”, ocorrida na terça-feira (5), atraiu olhares e despertou curiosidades pela beleza e raridade.
As nuvens puderam ser vistas em formatos gigantescos, de vários pontos da cidade. O fenômeno começou pouco antes do amanhecer. Em seguida, fotos e vídeos do acontecimento tomaram conta de redes sociais e grupos de aplicativo de mensagens.
Segundo meteorologistas, o espetáculo visual é na verdade um fenômeno raro chamado de shelf cloud, popularmente chamado de “nuvem prateleira”. Geralmente, a shelf cloud antecede um temporal, mas nem sempre ela aparece no céu.
Previsão do tempo
Na terça-feira (5), havia alerta de temporais no Pará e eles começaram logo cedo, horário do naufrágio de uma lancha no rio Amazonas, em Santarém. Calor e humidade deixam a atmosfera estável e formam as nuvens de temporais, o que ocorreu na região.
As imagens de satélite na terça mostram que houve um aglomerado de nuvens no céu do estado, que começou em Belém, com rajadas de 60 km/h e foi seguindo para Santarém, com registros oficiais de 40 km/h de rajadas, mas que podem ter passado.
Ainda pode chover?
O alerta é de mais chuva nesta quarta-feira (6) na região. A zona de convergência intertropical (aquela organizadora de nuvens de chuva) continua atuando entre o Pará e o Amapá. Pode haver mais chuva na região de Santarém e Belém.